Além da falta de financiamentoassédio moral e sexual estão impactando, aponta estudo da Academia Brasileira de Ciências.

A reportagem é de Marcelo Menna Barreto, publicada por Extra Classe, 16-05-2023. 

Quatro em cada dez jovens cientistas no Brasil estão desmotivados. Essa é uma das conclusões das primeiras análises que estão sendo feitas por uma pesquisa da Academia Brasileira de Ciências (ABC)O perfil do cientista brasileiro em início e meio de carreira.

O cenário se agrava com dados revelando que cerca da metade dos pesquisadores que concluíram doutorados entre 2006 e 2021 consideram que não vale a pena ser cientista no Brasil.

Os motivos vão além da dificuldade de obter financiamento para se realizar pesquisas de ciência no Brasil. No panorama que está sendo feito, outra face sombria começa a se revelar, a do assédio.

Durante suas carreiras, 67% das mulheres e 49% dos homens cientistas disseram ter sido assediados moralmente. Já no âmbito da perseguição sexual, 47% das mulheres e 12% dos homens sentiram na pele essa realidade.

Segundo os dados levantados, 17% dos pesquisadores entrevistados tentaram sair do Brasil nos dois últimos dois anos, período em que o governo Bolsonaro praticamente inviabilizou a produção de ciência no país.

A afirmação “não vale a pena ser cientista no Brasil esteve em quase metade das entrevistas destes pesquisadores.

Sub-representação na ciência

O trabalho da ABC está consolidando informações sobre os jovens doutores no país. Com uma presença de 52%, mulheres são maioria no ambiente acadêmico. Mas, apesar de avanços obtidos pelas políticas de cotas, os dados ainda registram que a maior parte da população brasileira tem sub-representação.

Entre os jovens doutores no país, 4% se declaram negros e 20% pardosIndígenas, somente 0,2%. A predominância na pesquisa nacional é de brancos, com 73% de participação.

A pesquisa sobre o perfil do jovem cientista brasileiro é coordenada pelas professoras Raquel Minardi, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)Ana Chies, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Jaqueline Mesquita, da Universidade de Brasília (UnB) e pelo pesquisador Alessandro Freire, do Instituto Brasileiro de EnsinoDesenvolvimento e Pesquisa (IDP).

O projeto, criado em 2020 por grupo de trabalho composto por 74 membros afiliados da ABC, recebeu 4.115 respostas válidas em julho e agosto de 2022.

O questionário foi divulgado para programas de pós-graduação em todo o Brasil e, com apoio do Itamaraty, para pesquisadores que estão fora do Brasil.

A pesquisa abordou financiamento, bolsas de produtividade, liderança científica, internacionalização, diversidade e inclusão, divulgação científica e diáspora científica.

Leia mais

fonte: https://www.ihu.unisinos.br/628749-desmotivacao-toma-conta-de-jovens-que-se-dedicam-a-ciencia-no-brasil


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...