Projeto Meninas na Tecnologia, do Campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), venceu a terceira edição do Prêmio Joinville Faz Bem, na categoria Inovação.

UFSC

O resultado foi anunciado na terça-feira, 3 de maio, pela NSC TV. O prêmio foi concedido após votação popular. O Meninas na Tecnologia recebeu 183.663 votos, vencendo a categoria com 50,34% das indicações. O projeto tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de ambientes de tecnologia nas escolas públicas e disseminar o aprendizado de programação e robótica entre estudantes do gênero feminino das fases finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Meninas na Tecnologia teve início em 2021, com atendimento a cinco escolas devido às restrições da pandemia. Os bons resultados impulsionaram o projeto em 2022, quando participaram 340 alunas e professoras de 28 escolas públicas de Joinville. Todas foram beneficiadas com 72 horas de capacitação em lógica, programação e robótica educacional, além de participarem de palestras, visitas aos laboratórios da UFSC, do Ágora Tech Park. As equipes que ficaram nas primeiras colocações visitaram a Fundição Tupy S.A, que deu apoio ao projeto, bem como o Rotary Club Joinville e o Rotary Cidade das Flores. A coordenação do Meninas na Tecnologia é feita pelos professores da UFSC Carlos Maurício Sacchelli e Tatiana Renata Garcia.

Dispositivo que mede umidade do solo fez parte do projeto na Escola Municipal Doutor Sadalla Amin Ghanem. Fotos: Divulgação/UFSC

Ao Prêmio Joiville Faz Bem premiou iniciativas em oito categoria temática de educação, meio ambiente, cultura, inovação, esporte, projeto social e joinvillense do ano. A escolha dos vencedores aconteceu por meio de votação popular que bateu o recorde de 2.517.044 participantes: 1 milhão de votos a mais do que na última edição do prêmio. Foram quatro etapas até a fase eliminatória, em que as participantes, em grupos, precisaram resolver um desafio tecnológico inédito, que abordou o monitoramento de condições climáticas de Joinville. Ao final, cada equipe apresentou um protótipo físico com uma apresentação de plano de negócios e os melhores projetos foram premiados.

Tags: Meninas na TecnologiapremiaçãoPrêmio JoinvilleUFSCUFSC JoinvilleUniversidade Federal de Santa Catarina

 

fonte: https://noticias.ufsc.br/2023/05/meninas-na-tecnologia-projeto-de-inovacao-da-ufsc-vence-premio-joinville-faz-bem/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...