Evento ocorre no dia 13 de maio e pauta a luta antirracista nas manifestações artísticas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
 

O Festival NegrArte ocorre no dia 13 de maio, na zona oeste de São Paulo, com entrada franca. - Reprodução Facebook / Festival NegrArte

 

Será realizado no próximo sábado (13) o Festival NegrArte, em São Paulo. O evento acontece no Goethe-Institut e tem o objetivo de destacar as produções de negras e negros nas artes brasileiras.

Para falar sobre este evento, o Central do Brasil desta terça-feira (9) recebeu Lili Santos, idealizadora do Festival NegrArte, publicitária e fomentadora cultural.

O Festival NegrArte nasceu em 2018, com o objetivo de colocar pessoas negras como protagonistas da arte. "A gente ficava muito incomodado de ir em algumas exposições artísticas e só ver os negros como objeto e não como protagonistas da arte e quando a gente via os negros nessas exposições, eram sempre as mesmas pessoas chamadas pelos mesmos curadores. A nossa sensação era de que tinha espaço para muitos outros artistas estarem ali, então essa foi uma necessidade que a gente sentiu de dar voz a muitos artistas, alguns até que já faleceram e não tiveram essa visibilidade tão destacada."

Lili afirmou ainda que a ideia é que os artistas falem sobre a sua arte, sobre o que os inspiram e o porquê sua arte é uma manifestação dentro da luta antirracista. "Então a ideia de ser no dia 13 de maio é exatamente porque a gente acredita que foi a partir desse dia que esse abismo ficou ainda maior."

O Festival NegrArte ocorre na Rua Lisboa, 974, na zona oeste de São Paulo, com entrada franca a partir das 11 horas da manhã. 

Assista agora ao programa completo:

E tem mais!

Cuba

O país tem enfrentado desde o início de abril uma forte crise dos combustíveis, em decorrência da guerra na Ucrânia, com isso, a população tem sofrido com as longas filas nos postos de combustíveis e com a prática de preços abusivos.

China 

Em Xangai, uma conferência reuniu os principais veículos de comunicação popular do sul global, com representantes da América Latina, do Irã, África do Sul e da Rússia.

Edição: Thalita Pires

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/05/09/festival-negrarte-destaca-producoes-de-negras-e-negros-nas-artes-brasileiras


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...