A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados encaminhou ofício ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Ministério Público Federal (MPF) denunciando o deputado Reinhold Stephanes (PSD/RR) por violência política de gênero. O encaminhamento atende pedido da deputada Dandara Tonantzin (PT/MG), que, em uma sessão no Plenário da Casa, foi chamada de “louca” pelo parlamentar. 

 

Dandara Tonantzin4

CONGRESSO EM FOcO

O caso ocorreu na última quarta-feira (3), dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de operação da Polícia Federal por suspeita de fraude no registro de vacinação do SUS. Em sessão no Plenário da Casa, Dandara discutia com outro parlamentar a respeito da operação da PF e, em determinado momento, usa a expressão “adulterando o sistema SUS”. Reinhold, que está próximo da cena, responde: “Ele não adulterou, ele não fez isso, você que é louca”.

Segundo o pedido da deputada (leia a íntegra aqui), a fala de Reinhold é “eivada de violência política de gênero, pois dirigida a uma parlamentar mulher, jovem e negra, na tentativa de calá-la, descredibilizá-la e humilhá-la”. 

Dandara também se manifestou dizendo que é “lamentável que a Câmara Federal seja território livre para esse tipo de agressão contra as mulheres”. “Temos que denunciar para encorajar mais mulheres, quando vítimas da violência política, a não se calarem. O ataque contra nós, deputadas, democraticamente eleitas, é também um ataque contra a democracia”, afirmou.

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

 

fonte: https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso-nacional/secretaria-da-mulher-da-camara-denuncia-deputado-que-chamou-colega-de-louca/


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...