Filósofa feminista criticou discurso nazista de deputado federal de extrema-direita e Judiciário brasileiro a condenou a pagar R$ 5.000 ao deputado que todo mundo sabe ser fascista e que sempre fez apologia à violência e ao ideário fascista

 

Victor Nunes - Diário do Centro do Mundo


A filósofa Marcia Tiburi, no Rio de Janeiro, e o deputado Kim Kataguiri, em São Paulo. (Foto: Mauro Pimentel – 28.ago.2018/AFP e Karime Xavier – 5.nov.2022/ Folhapress)

 

A filósofa e escritora Marcia Tiburi chamou o Judiciário brasileiro de fascista após comentar sobre uma decisão a favor do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP), proferida pela Segunda Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios na quarta-feira (22).

Foi decidido que Marcia deve pagar o valor de R$ 5.000 por danos morais que teriam sido causados quando ela acusou o parlamentar de fazer apologia ao nazismo.

O fato teria ocorrido em fevereiro do ano passado durante uma participação de Kim no FlowPodcast. Na ocasião, Kim era o convidado do dia, juntamente com a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), quando o então apresentador Monark defendeu o direito de existência de um partido nazista. Tabata, de imediato, rebateu e questionou se Kim achava errado a Alemanha ter criminalizado o nazismo. O deputado respondeu que sim.

Após o episódio, Marcia comentou sobre o caso: “O que a Câmara dos Deputados fará com o deputado Kim Kataguiri por fazer apologia do nazismo?”.

Juízes decidiram que Kim não se manifestou favorável à abominável ideologia e que a filósofa “incorreu em equívoca avaliação do seu conteúdo”. Marcia Tirubi recorreu, mas a Segunda Turma Recursal da corte, ao julgar o caso nesta quarta-feira (22), manteve a decisão em primeira instância.

 

fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/condenada-a-indenizar-kim-kataguiri-marcia-tiburi-diz-que-judiciario-e-fascista/


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...