Quase lá: Oxfam e Alziras elaboram relatório sobre candidaturas de mulheres negras

Acaba de ser lançado o relatório Desigualdade de Gênero e Raça na Política Brasileira, produzido pela Oxfam Brasil e o Instituto Alziras.

 

O relatório apresenta uma análise comparativa do perfil das candidaturas e das pessoas eleitas para o poder executivo e legislativo municipal com recorte de gênero e raça entre 2016 e 2020, levando em conta escolaridade, profissão, filiação partidária, distribuição regional e porte de municípios, a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar da ampliação recorde da presença de mulheres, pessoas negras, LGBT+ e indígenas nas câmaras municipais nas últimas eleições de 2020.

A representação de gênero e raça na política brasileira ainda tem um longo caminho pela frente.

Relatório Oxfam eleições2016_2020: raça gênero

 

CLIQUE PARA TER ACESSO AO RELATÓRIO

Desigualdades de Raça e Gênero na Política

Desigualdade raca genero politica brasileira OXFAM ALZIRAS

 

fonte: https://www.oxfam.org.br/justica-racial-e-de-genero/raca-e-genero/desigualdade-de-raca-e-genero-na-politica-brasileira/?utm_campaign=email_mkt_dia_da_mulher_negras&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

 

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...