Quase lá: URGENTE: PM prende liderança guarani-caiouá do PCO

Ao filmar abordagem violenta da PM contra índios em Amambai/MS, policiais identificaram Daniel Lemes e o prenderam sem nenhum motivo

 

Publicado em:

 

Na manhã desta quarta-feira (14), policiais militares prenderam Daniel Lemes, importante liderança guarani-caiouá do Mato Grosso do Sul, dirigente da Grande Assembleia Aty Guassu dos índios guarani-caiouá e do Partido da Causa Operária (PCO) no estado.

Daniel e seu irmão estavam no município de Amambai, sul do estado, quando observaram uma abordagem policial violenta contra jovens guarani-caiouá em uma motocicleta. Os dois índios pediram ajuda a Lemes e seu irmão, que começaram a filmar a abordagem violenta da polícia militar contra os dois índios. Cabe ressaltar que um dos índios atacados pela PM era mudo e não conseguia responder às perguntas dos policiais.

Ao filmar a violência, os policiais reconheceram Daniel, partiram para cima dele e o prenderam sem nenhum motivo, apenas por filmar a violência policial.

Daniel Lemes é do Partido da Causa Operária (PCO), foi candidato a prefeito pelo partido no município de Amambai em 2024. Também é um dos coordenadores da Grande Assembleia Aty Guassu Guarani-Caiouá, onde estão reunidos lideranças de todo o estado do Mato Grosso do Sul e integrante do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI). É um dirigente conhecido pelos índios e pelo governo do Mato Grosso do Sul.

A prisão de Daniel pela Polícia Militar e pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) é mais um ataque contra a luta pela terra e contra a organização dos índios no Mato Grosso do Sul.

O governo do estado, liderado pelo tucano Eduardo Riedel, ex-presidente da Famasul (uma espécie de UDR local) e organizador do Leilão da Resistência entre os latifundiários para arrecadar fundos para fortalecimento da pistolagem contra os índios e sem-terra, utiliza esse tipo de método para reprimir os índios e suas lideranças.

As abordagens criminosas da PM a mando do governador e as prisões ilegais, como dezenas de despejos sem ordem judicial, são uma constante no governo.

É preciso exigir a libertação imediata de Daniel Lemes!

Veja denúncia no vídeo abaixo:

fonte: https://causaoperaria.org.br/2025/urgente-pm-prende-lideranca-guarani-caioua-do-pco/

 


Artigos do (e sobre o) CFEMEA

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

legalizar aborto

nosso voto2

...