Quase lá: Anunciadas as ganhadoras do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger 2025

A Câmara dos Deputados anunciou, nesta sexta-feira (9) as agraciadas deste ano com o Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger. A premiação dedicada a reconhecer e homenagear as contribuições de mulheres cientistas é concedida a três pesquisadoras que tenham se destacado nas áreas de ciências exatas, ciências naturais ou ciências humanas.

premio mulheres ciencia amelia imperio

Agência Câmara - 09/05/2025 - 15:35  

 

A Câmara dos Deputados anunciou, nesta sexta-feira (9) as agraciadas deste ano com o Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger. A premiação dedicada a reconhecer e homenagear as contribuições de mulheres cientistas é concedida a três pesquisadoras que tenham se destacado nas áreas de ciências exatas, ciências naturais ou ciências humanas.

As três indicadas mais votadas em 2025 são:

- Adriana Goulart de Sena Orsini (MG),
- Eli Narciso da Silva Torres (DF) - foto capa,
- Fernanda dos Santos Farnese (GO).

As cientistas a serem agraciadas foram escolhidas por um conselho deliberativo formado pelo segundo-secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados; pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher; pelo presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação; e por um representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados, indicado pelo respectivo líder.

Premiação
O Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger consiste na concessão de diploma de menção honrosa às agraciadas. A cerimônia de entrega será realizada no dia 4 de junho, às 16h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

O nome do prêmio homenageia Amélia Império Hamburger, renomada cientista brasileira que foi física, professora, pesquisadora e divulgadora científica brasileira. Com trabalhos em diversas áreas da física, realizou incursões pela epistemologia e história das ciências, motivada por interesses no ensino de física e na preservação da memória da ciência no Brasil.

A premiação é o reconhecimento da excelência da participação feminina na solução dos grandes desafios da humanidade e também visa estimular mais mulheres a se capacitarem e ingressarem no campo científico.

Serviço:
Entrega do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger 2025
Data: 4 de junho
Horário: 16h
Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados

 

fonte: https://www.camara.leg.br/assessoria-de-imprensa/1157153-anunciadas-as-ganhadoras-do-premio-mulheres-na-ciencia-amelia-imperio-hamburger-2025/

 

Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger

 
 

 

AGRACIDAS 2025

Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger é concedido pela Câmara dos Deputados a 3 (três) cientistas que se destacarem por suas contribuições para a pesquisa científica nas áreas de ciências exatas, ciências naturais e ciências humanas.

 A premiação é o reconhecimento da excelência da participação feminina na solução dos grandes desafios da humanidade e um estímulo à capacitação de mais mulheres cientistas.

O nome dado ao prêmio é uma homenagem a Amélia Império Hamburger, célebre cientista brasileira que se destacou por suas importantes contribuições para a ciência no Brasil.

Datas para 2025:

- Indicações de agraciadas: 31 de março a 11 de abril;
- Indicações para o Conselho Deliberativo: 31 de março a 11 de abril;
- Votação pelo Conselho Deliberativo: 7 de maio;
- Divulgação das agraciadas: 7 de maio;
- Solenidade: 10 de junho.

COMO O PRÊMIO FUNCIONA:

Indicações de agraciadas 

Cada membro da Câmara dos Deputados pode indicar até uma pessoa, mediante envio, nas datas definidas no ano para as indicações, por meio de sistema eletrônico específico da Segunda-Secretaria.

De acordo com a Resolução 24/2021, é vedada a indicação de:

- parlamentares do Congresso Nacional no exercício do mandato ou pessoas jurídicas a eles vinculadas;
- servidoras públicas lotadas no Congresso Nacional;
- pessoas físicas enquadradas no que estabelece a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990 (Lei da Ficha Limpa), a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei da Responsabilidade Fiscal), ou a Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992 (Lei de Improbidade Administrativa).

Escolha das agraciadas

As agraciadas serão escolhidas por Conselho Deliberativo formado por:

- Segundo(a)-Secretário(a);
- Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher;
- Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação;
- 1 (um) representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados, indicado pelo respectivo Líder.

As 3 (três) indicadas mais votadas pelos conselheiros, em votação direta e secreta, serão as agraciadas.

Entrega do prêmio

A cerimônia* de entrega do prêmio será realizada em data estabelecida pela Segunda-Secretaria a cada edição do prêmio.

*A Câmara dos Deputados não concede prêmio pecuniário e não se responsabiliza por despesas de deslocamento, hospedagem ou transporte das agraciadas.

Regulamentação

Resolução 24/2021 e Ato da Mesa 228/2022.

Edições anteriores

Agraciadas de 2024

Agraciadas de 2023

Agraciadas de 2022

INDICADAS DE 2024 


Dúvidas: (61) 3215-8169 / 5-8166 / 5-8165 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Artigos do (e sobre o) CFEMEA

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

legalizar aborto

nosso voto2

...