Entre os dias 20 e 24 de abril de 2009 será realizado, em Genebra, Suíça, o Processo de Revisão da Declaração e do Plano de Ação da Conferência Mundial de Durban contra o Racismo e a Discriminação Racial, Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância, que ocorreu em 2001.

É importante garantir que os Estados, em nível mundial, ratifiquem seu compromisso com o cumprimento da Declaração e do Plano de Ação de Durban e para que os Estados da América Latina e Caribe definam ações que lhes permitam avançar no cumprimento dos compromissos assumidos mediante o estabelecimento de metas para 5 e 10 anos, no sentido de superar o racismo, o sexismo, a homofobia, a discriminação racial e as formas correlatas de intolerância.

O Fórum Social Mundial, realizado em Belém, foi palco de protestos de um grupo de ativistas de movimentos sociais, especialmente do movimento negro, para o pouco empenho do governo brasileiro com a divulgação do evento e a garantia de participação da sociedade civil no processo. Uma coligação de ONGs de direitos humanos e anti-racistas está organizando a chamada Cúpula de Genebra, evento a se realizar em 19 de abril, imediatamente antes da Conferência de Revisão.

Mais informações: http://avaliacaodurban2009.wordpress.com.


...