Joelma Cesário
Integrante do Grupo Estruturação

Núcleo de Lésbicas do Grupo Estruturação é um subgrupo que tem como finalidade tornar visível todas as especificidades das mulheres e, de forma muito tranqüila, lidar com assuntos que diversas vezes não se tem a oportunidade de debater em casa, como saúde sexual e reprodutiva das mulheres lésbicas, auto-estima baixa, formas preventivas para lidar com sexo, família e sua aceitação, dentre outros.

A idade das mulheres que participam ativamente de todos os nosso eventos varia muito, o que de certa forma mantém uma diversidade nos temas a serem discutidos.

No momento, o nosso maior objetivo é conseguir a aprovação de um projeto para trabalharmos com saúde sexual e prevenção de doenças, tendo em vista que as lésbicas não possuem nenhum tipo de assistência relacionada à utilização de material específico para a prevenção de DSTs/Aids. Este é um segmento que se contamina e recontamina sem uma assistência adequada.

Realizamos aqui, no Núcleo de Lésbicas, várias oficinas de Cidadania e Direitos Humanos com o objetivo de empoderar as mulheres lésbicas e conscientizá-las dos seus direitos de cidadã.

Um dos nossos melhores resultados foi ver, dia 20 de Junho de 2004, na VII Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Transgêneros, Bissexuais e Simpatizantes de Brasília, o grande número de mulheres lésbicas, bissexuais e simpatizantes que com muito orgulho saíram de suas casas para juntarem-se a nós na busca de uma cidadania plena para todas.

Somente aqui em Brasília, @s organizador@s da Parada do Orgulho respeitam uma resolução Latino-Americana, em que as lésbicas devem abrir a manifestação e estar em primeiro lugar na sigla como forma de proporcionar maior visibilidade para as mulheres lésbicas. Por isso, dizemos sempre que o Dia do Orgulho não é apenas gay, mas também de lésbicas, bissexuais e transgêneros de todo o Brasil.

No dia 29 de agosto, comemoramos o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Assim como o Dia do Orgulho Homossexual, temos uma dia específico para celebrar e reivindicar respeito, cidadania, saúde e segurança.

Lésbicas são mulheres que se relacionam afetiva e sexualmente com outras mulheres. São felizes, lindas, amam e são amadas, têm filh@s, sonham, brincam e têm todo o direito de ser tratadas com respeito por tod@s.

Curiosidade

Os símbolos das lésbicas são o espelho de Vênus (o símbolo da mulher) em duplicidade, o labris, machado de forma das Amazonas e o triangulo preto - que era usado pelo nazismo para identificar as lésbicas nos campos de concentração.

Para outras informações, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligue (61) 3036-4544.


...