>Tribunal Constitucional, de maioria progressista, consagra direito de interromper gravidez até a 14ª semana de gestação

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
 

Manifestações contra o aborto na Espanha ajudam a explicar por que este foi o julgamento mais moroso da história do Tribunal Constitucional - Javier Solano/AFP - 26/6/2022

A lei que garante o direito ao aborto na Espanha, que existe há 13 anos e desde então vinha sendo emperrada por um recurso judicial, está em vigor sem restrições, graças a uma decisão tomada nesta terça-feira (9) pelo Tribunal Constitucional, de maioria progressista.

O texto, promulgado em 2010 durante o governo socialista de José Luis Rodríguez Zapatero, reconhece o direito de interromper a gravidez nas primeiras 14 semanas de gestação sem qualquer restrição. No mesmo ano, o Partido Popular (PP), de viés conservador, apresentou recurso com o intuito de dificultar o acesso ao aborto.

Os 13 anos de apreciação fazem com que esse seja o julgamento mais demorado na história do Tribunal Constitucional do país, que alegava falta de consenso sobre o tema. Nesse meio tempo, o texto foi sofrendo alterações em outras instâncias de poder.

No início deste ano, o Congresso aprovou uma reforma parcial, que eliminou a necessidade de permissão do pai para mulheres de 16 e 17 anos que decidam abortar. Essa condição foi introduzida pelo governo do PP em 2015. Foi retirada também a obrigação de que a gestante reflita por três dias antes de formalizar sua decisão, entre outros itens.

:: Suprema Corte dos EUA mantém acesso a pílula abortiva ::

Em fevereiro, o Tribunal Constitucional rechaçou um relatório elaborado por um ministro de sua ala conservadora. O texto propunha anular um artigo sob alegação de que a mulher deveria ser informada não só por escrito, mas também verbalmente, sobre as possíveis alternativas ao aborto, como a existência de políticas públicas de apoio à maternidade, antes de tomar sua decisão.

Na ocasião, outra ministra, da ala progressista, foi encarregada de elaborar outro relatório sobre o caso. Este texto, que propõe aprovar o teor original da lei, sem as restrições propostas pelos conservadores, foi aprovado nesta terça, de forma definitiva, por 7 votos a 4.

Além do aborto livre nas 14 primeiras semanas, a Lei Orgânica 2/2010 de Saúde Sexual e Reprodutiva e da Interrupção Voluntária da Gravidez permite o aborto dentro de 22 semanas de gestação se existir "risco grave para a vida ou a saúde da gestante" ou "risco de anomalias graves no feto"; e em qualquer momento se forem detectadas “anomalias fetais incompatíveis com a vida (…) ou quando for encontrada no feto uma doença extremamente grave e incurável".

:: Grupos feministas celebram 1 ano da despenalização do aborto na Colômbia: "um ano de liberdade" ::

Estupro, abuso, assédio

O tema dos direitos das mulheres, especialmente no que se refere a violência sexual, está em alta na Espanha. Em 2018, houve a controversa sentença judicial do caso La Manada, em que cinco jovens acusados de estuprar uma jovem de 18 anos foram condenados a nove anos de prisão cada um por abuso sexual, e não por estupro. A sentença provocou uma onda de protestos no país. Em seguida, o debate mobilizou também atrizes de Hollywood no movimento #MeToo, sobre assédio sexual em ambientes de trabalho.

Mais recentemente, em janeiro último — pouco antes de o Tribunal Constitucional rechaçar o argumento da ala conservadora sobre a lei de aborto —, veio à tona a acusação de estupro contra o jogador de futebol Daniel Alves, que foi preso preventivamente e deve ser julgado ainda neste ano. Ele continua na cadeia.

Com informações do El País, BBC Brasil e da Telesur.

Edição: Thalita Pires

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/05/09/espanha-autoriza-aborto-apos-13-anos-de-disputa-judicial#:~:text=A%20lei%20que%20garante%20o,Tribunal%20Constitucional%2C%20de%20maioria%20progressista.


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...