Primeira mulher a ser indicada ao cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, a diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti teve seu nome aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) nesta quinta-feira (11), com 18 votos a favor e nenhum contrário.

Da Agência Senado | 11/05/2023, 17h05


Para Maria Luiza Viotti, Brasil e Estados Unidos "se reconhecem como duas grandes democracias que compartilham valores"
Jefferson Rudy/Agência Senado

 Maria Luiza Viotti embaixadora

Primeira mulher a ser indicada ao cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, a diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti teve seu nome aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) nesta quinta-feira (11), com 18 votos a favor e nenhum contrário. A mensagem de indicação (MSF 9/2023) recebeu voto favorável da relatora, senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), e agora será encaminhada para votação do Plenário do Senado.

Durante audiência na CRE, Mara Gabrilli lembrou que "os EUA são o mais tradicional e antigo parceiro do Brasil no cenário internacional" e é o país onde habitam hoje 1,9 milhão de brasileiros.

— Com certeza, o Brasil estará em boas mãos. (...) [Maria Luiza] estará abrindo espaço gigante para as mulheres exercerem cargos de alta envergadura — afirmou a senadora.

Maria Luiza destacou a importância da diplomacia parlamentar, assim como a iminente criação de grupo parlamentar Brasil-Estados Unidos, o que será, segundo a indicada, importantíssimo para fortalecer os laços entre os dois países.

Além do forte conteúdo econômico e comercial entre as duas nações, a diplomata enfatizou que a agenda não se limita a essas relações, mas a diversas outros planos como o político, o ambiental e a defesa dos direitos humanos.

— Hoje o Brasil e Estados Unidos se reconhecem como duas grandes democracias que compartilham valores — afirmou a diplomata, ao lembrar que em 2024 será celebrado o bicentenário das relações bilaterais.

Ao responder questionamento dos senadores e dos enviados pelo portal e-Cidadania, Maria Luiza pontuou questões que inspiram maior atenção na relação bilateral, mas sempre defendendo o diálogo permanente. Quanto à questão ambiental, por exemplo, a diplomata afirmou que “o principal desafio é dar concretude para alcançar o desenvolvimento sustentável na Amazônia, no mais breve prazo possível”.

Maria Luiza informou ainda que há hoje uma rede de 11 consulados para prestar atendimento à comunidade de brasileiros nos Estados Unidos.

Currículo

Natural de Belo Horizonte, Maria Luiza Viotti tem 69 anos. Ela ingressou na carreira diplomática em 1976 e graduou-se em Ciências Econômicas pela Associação de Ensino Unificado de Brasília em 1978, onde também concluiu os cursos de Aperfeiçoamento de Diplomatas (1982) e Altos Estudos (1995). É mestre em economia pela Universidade de Brasília.

Maria Luiza Viotti exerceu diversos cargos no Ministério das Relações Exteriores, entre os quais se destacam o de diretora do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais, de 2004 a 2006; e o de diretora do Departamento de Organismos Internacionais, de 2006 a 2007. No exterior, a diplomata foi, entre outros cargos, conselheira na embaixada do Brasil em La Paz; embaixadora-representante permanente na Organização das Nações Unidas de 2007 a 2013 e embaixadora do Brasil em Berlim de 2013 a 2016. Entre 2017 e 2022, chefiou o gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

53f28402-7809-4a30-a50c-536ac6584853.png

Agência Senado

Fonte: Agência Senado


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...