Viviane Alves e Marly Bezerra de Medeiros alegam que foram assediadas sexualmente pelo ex-senador durante uma gravação de campanha

atualizado 25/08/2022 6:24

Hélio José
MOREIRA MARIZ/AGÊNCIA SENADO

Uma gravação de campanha eleitoral da federação PSDB/Cidadania com apoio do Solidariedade, na terça-feira (23/8), terminou na delegacia. Duas candidatas do Solidariedade-DF registraram boletim de ocorrência contra o presidente da sigla, ex-senador e candidato ao Senado pela chapa de Izalci Lucas (PSDB), Hélio José.

 

Segundo as denunciantes, Viviane Alves Rodrigues Freitas e Marly Bezerra de Medeiros, Hélio teria tentado beijá-las à força e, em mais de uma ocasião, passou a mão nelas. O assédio sexual ocorreu durante a gravação de campanhas partidárias, no Setor Hoteleiro Sul.

Em certo momento, Hélio José teria chamado uma delas para dar “orientação” sobre o material que estava sendo produzido. Neste momento, as investidas começaram, conforme relata a candidata.

“Fui chamada em uma sala para gravar um vídeo com ele, local em que não poderia entrar mais ninguém. No cômodo, estava nós dois e uma outra candidata do partido para a gravação. Ele começou a passar a mão nas minhas costas, na minha bunda, e eu tentando sair da situação. Até que, em determinado momento, ele tentou me beijar à força”, detalha Viviane, candidata a deputada federal.

 

A aspirante a uma cadeira na Câmara dos Deputados narra que ficou bastante nervosa com o ocorrido e tentou cortar Hélio com gestos e palavras. A situação constrangedora, porém, voltou a se repetir fora da sala de gravação.

“Ele veio até mim, no meio de todos os outros candidatos, e falou: ‘Essa é a minha deputada, que vai promover a alegria dos homens’. Tentei desconversar, ao dizer que era para favorecer o casal. E, novamente, ele tentou me beijar”, conta.

 

Viviane é dona de uma casa noturna de swing para casais chamada Zeus Night Club. Caso seja eleita, a empresária deseja propor a oferta de sexóloga e psicólogos para casais na rede pública de saúde do DF. Ela acredita ter sido desrespeitada pelo ex-senador meramente por ser proprietária de um empreendimento que promove a troca de casais.

A candidata a deputada distrital pela mesma sigla Marly Bezerra denunciou uma ocorrência de assédio semelhante, no mesmo evento. “Assim que eu cheguei, estiquei minha mão para me apresentar e ele me puxou, tentando me beijar na boca. Na hora virei o rosto. Quando fui embora, tentei cumprimentá-lo novamente e ele repetiu o ato de tentar me beijar. Fiquei muito chateada”, menciona.

Nesta quarta-feira (24/8), as duas vítimas conversaram em reunião partidária e acabaram confidenciando uma à outra os supostos assédios. “Nós trocamos informações e decidimos ir à delegacia para denunciá-lo. Graças a Deus conseguimos sair da situação, mas poderia ter acontecido com uma pessoa mais vulnerável”, comenta Viviane.

O que diz Hélio José

Procurado pelo Metrópoles, o ex-senador negou todas as acusações. “Essas denúncias não têm procedência, e não há nada que me desvirtue. Eu estava o tempo inteiro acompanhado de outras pessoas, inclusive de mulheres, como uma candidata que estava gravando os vídeos. Até então, eu nem conhecia essas duas mulheres.”

 

O presidente do Solidariedade ainda enviou à reportagem vídeos que mostram o momento da gravação de campanha com as duas denunciantes. Segundo ele, as imagens registradas “provam a total improcedência” das acusações. No entanto, Viviane e Marly sustentam que o assédio ocorreu quando as câmeras estavam desligadas.

O caso é investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher 1 (Deam 1) da Asa Sul.

 

fonte: https://www.metropoles.com/colunas/grande-angular/candidatas-denunciam-presidente-do-solidariedade-helio-jose-passou-a-mao-e-tentou-beijar-a-forca

 

LEIA TAMBÉM:

Candidatas do Solidariedade denunciam presidente da sigla no DF por assédio

Postulantes às câmaras dos Deputados e Legislativa registraram boletim de ocorrência contra o ex-parlamentar Hélio José por assédio moral e importunação sexual. Candidato ao Senado no pleito deste ano, ele nega todas as acusações

e
 

Bel prazer: senador fez elogios às mulheres na tribuna do plenário

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...