Desafiando as concepções convencionais, a autora mostra que o trabalho emocional, maioritariamente realizado por mulheres, não só garante o bem-estar individual, mas também reforça as hierarquias de poder e a estabilidade do status quo.

IHU

Alva Gotby é uma escritora inglesa e de voz proeminente no campo do feminismo contemporâneo. Sua marca no debate feminista é a análise das complexidades da reprodução social no contexto do capitalismo atual. Com sólida formação acadêmica em Estudos e Filosofia da Mídia e Teoria Crítica Contemporânea, em seu trabalho mais recente, intitulado They Call It Love. A Politics of Emotions, publicado pela editora Verso, Gotby desvenda o papel fundamental que as emoções desempenham na reprodução do capitalismo.

Com o conceito de reprodução emocional, Gotby expõe como as atividades cotidianas, como confortar um ente querido ou fornecer apoio emocional no trabalho, são elementos cruciais para o funcionamento do sistema econômico e social. Desafiando as concepções convencionais, a autora mostra que o trabalho emocional, maioritariamente realizado por mulheres, não só garante o bem-estar individual, mas também reforça as hierarquias de poder e a estabilidade do status quo. Além disso, aborda as implicações políticas destas dinâmicas, destacando a necessidade de uma reestruturação radical da sociedade para melhorar as relações humanas e resolver as desigualdades sistêmicas.

 

Alva Gotby  (Foto: divulgação)

 

Gotby representa o feminismo visionário de que bell hooks [sic] falou em Feminism is for Everyone, quando diferenciou entre o feminismo que defende uma revolução total, desafiando diretamente as estruturas de poder estabelecidas, e um feminismo reformista que não visa acabar com a ordem social discriminatória, mas para reformar algumas questões, particularmente aquelas que afetam as mulheres brancas de classes sociais favorecidas. Durante a sua visita a Barcelona para apresentar o seu mais recente livro, tivemos a oportunidade de conversar com ela sobre esta proposta de transformação radical do sistema de gênero, família e trabalho. O que eles chamam de amor.

A entrevista é de Laura Pérez Castaño, publicada por El Sato em 07-04-2024.

Eis a entrevista.

Desde a década de 1970, a luta feminista tem sido considerada um grande eixo de transformação radical das desigualdades e alcançou enormes progressos. Apesar disso, a feminização da pobreza e a divisão sexual do trabalho persistem... as estruturas de dominação ainda estão intactas ou algo mudou?

Acho que ambos, de certa forma. Há certamente muitas coisas que mudaram desde a década de 1970. Na maioria dos países da Europa, houve uma mudança de uma maioria de mulheres que trabalham em casa para mais mulheres que trabalham em diversas formas de emprego remunerado, e mesmo algumas delas têm elevados -ocupações de status, das quais teriam sido completamente excluídas há apenas 50 anos. Também é verdade que os homens estão mais envolvidos no cuidado dos filhos e na realização de parte do trabalho doméstico. Mas a maior parte do trabalho de cuidados não remunerado ainda é realizado por mulheres e grande parte desse trabalho passou das donas de casa para trabalhadores mal remunerados em setores feminizados, como os serviços infantis ou os cuidados aos idosos. Ainda há trabalho a ser feito para alcançar uma distribuição justa das responsabilidades de cuidado.

No livro você diz que devemos rejeitar o papel feminino que o capital inventou para nós. Em que consiste esse papel e o que o amor tem a ver com tudo isso?

Acredito que esse papel se concentra em cuidar dos outros, estar atento às suas necessidades e muitas vezes envolve sacrificar o próprio bem-estar. Embora este trabalho possa ser difícil, muitas vezes não é reconhecido como trabalho, mas sim como uma expressão de amor e quase glorificado. Quero desafiar a ideia de que este papel feminino é natural; questione a noção de que amar seus filhos significa sacrificar sua própria vida. Podemos organizar o cuidado de uma forma diferente.

Livro de Alva Gotby (Foto: divulgação)

Você dá muita importância à parte emocional dentro do trabalho de cuidado. Do que você está falando quando fala em “reprodução emocional”?

Existe um componente emocional bastante importante no cuidado. E isso é algo que muitas pessoas mencionam quando falam sobre trabalho reprodutivo, mas raramente é teorizado por si só. Penso na emoção como algo que muitas vezes estrutura relacionamentos afetuosos. E também torna mais difícil para as pessoas dizerem não. Pode tornar essas relações mais exploradoras, porque se você tem uma espécie de investimento emocional no bem-estar de outra pessoa, é muito difícil dizer: “Não quero fazer isso, vou reivindicar o meu bem-estar ou entrar em greve”.

Você fala sobre o amor como trabalho... como o trabalho emocional é mercantilizado e qual o papel que a classe social desempenha na mercantilização?

Desde a década de 1970, tem havido uma mudança notável nas economias capitalistas da Europa e da América do Norte, especialmente com a importância crescente do trabalho nos serviços nos mercados de trabalho. Esta exigência repentina realça a capacidade tradicionalmente feminizada de satisfazer as necessidades emocionais dos outros, o que é interessante porque tenta valorizar algo que é difícil de medir e que muda de significado quando se torna uma mercadoria. Contratar um cuidador para cuidar de seus pais idosos cria uma dinâmica diferente de cuidar de um dos pais sozinho, o que introduz uma nova hierarquia nas relações familiares. Embora seja apresentada como uma solução para as mulheres que trabalham e necessitam de cuidados para os seus filhos, também gera novas formas de exploração.

E há claramente aqui um fator de classe… de quem pode pagar e quem precisa do dinheiro.

Penso que muitas pessoas que têm certos privilégios em termos de posição de classe, gênero ou raça, muitas vezes têm as suas necessidades satisfeitas sem terem de realmente pensar sobre isso. E isso significa que há outras pessoas que têm de suprimir as suas próprias necessidades ou sentimentos, e simplesmente têm de estar presentes para garantir que as pessoas na hierarquia social se sintam bem consigo mesmas e com a sua posição no mundo. Isso é algo que muitas vezes não é pensado muito. É tão invisível e tão naturalizado que algumas pessoas podem comportar-se como quiserem com os outros, e não têm de reconhecer os seus sentimentos ou as suas necessidades. Por outro lado, um trabalhador do sector dos serviços, é claro, não irá expressar os seus próprios sentimentos ou raiva para com o seu empregador ou para com um cliente. Porque eles simplesmente precisam suprimir seus próprios sentimentos.

Silvia Federici diz: mais sorrisos? Mais dinheiro…

Sim, penso que a capacidade de satisfazer as necessidades emocionais dos outros está a tornar-se mais importante como uma habilidade da classe trabalhadora. Especialmente, embora não exclusivamente, as raparigas da classe trabalhadora estão a ser socializadas para fazerem esse tipo de trabalho de bem-estar, porque muitas das oportunidades de emprego que lhes estarão disponíveis envolverão alguma forma de serviço ou trabalho de cuidados. Portanto, isso se tornou mais importante.

Na sua base teórica você recolhe o legado do movimento Salário pelo Trabalho Doméstico. Que discursos e que práticas este movimento articula e que razões o tornam tão relevante no seu livro, no reconhecimento da reprodução emocional?

Sim, este foi um coletivo feminista internacional fundado na década de 70, numa altura em que muitos movimentos feministas começaram a concentrar-se mais no que acontecia na esfera privada e nas tarefas domésticas. O que considero especialmente relevante nos escritos sobre salários do trabalho doméstico é tanto a sua perspectiva teórica, como oferecem uma análise aprofundada dos investimentos emocionais que muitas mães, mas também outros tipos de cuidadores, têm em relação àqueles de quem cuidam, pois, eles se importam. Dessa forma, conseguem destacar como essas dinâmicas influenciam a nossa percepção de nós mesmos e a nossa compreensão de gênero.

Por outro lado, o grupo também demonstrou uma clara vontade de transformar o próprio sistema. O seu interesse não se limitou a pequenas reformas que pudessem facilitar um pouco a vida das mães que cuidam dos filhos ou de outros cuidadores. Em vez disso, aspiravam a uma mudança social mais ampla que transformasse completamente a forma como nos relacionamos uns com os outros como pessoas, bem como a nossa própria concepção de cuidado. Acho que esta tentativa de repensar profundamente a forma como cuidamos uns dos outros é extremamente relevante hoje. Embora o discurso feminista mais liberal e os direitos das mulheres tenham tido um impacto significativo, parece ter atingido os seus limites. Para superar os desafios atuais, onde muitas pessoas lutam para equilibrar o trabalho remunerado com as responsabilidades de cuidados, é crucial refletir sobre como podemos transformar a sociedade a um nível mais profundo. 

Diria que está muito diretamente relacionado com a proposta de greves feministas que temos visto em Espanha desde 2018 e há alguns meses no País Basco.

Sim, o movimento feminista em vários países adotou a ideia da greve, o que é realmente interessante e emocionante. É uma coisa difícil de fazer, pois obviamente não queremos deixar crianças abandonadas ou pessoas doentes sem cuidados. Estou interessado nisso como uma forma de mudar a forma como pensamos sobre o cuidado, tentando torná-lo uma responsabilidade compartilhada. Às vezes, isto significa que as mulheres se afastam do trabalho de cuidados e dizem: “Precisamos de uma pausa, não podemos continuar assim”. Isso pode fazer com que o cuidado se torne uma questão política e se busquem soluções que envolvam toda a sociedade. Se as mulheres dizem que não podem continuar nestas condições, então algo tem de mudar.

Esse algo se baseia numa ética de apoio mútuo e interdependência, como você explica no livro, para superar a dominação, como essa mensagem é transformada em um projeto coletivo?

Definitivamente não é fácil. E acho que até para mim é muitas vezes difícil ver como podemos avançar em direção a esse tipo de mudança social. Mas também acho que muitas pessoas realmente sentem necessidade disso. Há muita raiva, há muitas pessoas que sentem que isto é uma injustiça e que as coisas não podem continuar como estão. O termo crise reprodutiva é usado para descrever o momento em que nos encontramos agora, sugerindo que algo precisa ceder ou algo precisa mudar. Acho que se colocarmos isso na agenda política, e transformarmos em uma luta coletiva, realmente haveria muita gente receptiva a essa ideia. Porque as pessoas sentem isso no seu dia a dia, que simplesmente não é sustentável.

Acho isso particularmente complicado numa época em que a cultura popular exalta o individualismo. Ou seja, o seu livro They Call It Love coexiste com “Women No Longer Cry, Women Bill”, de Shakira. É difícil competir com isso.

Alva Gotby - Sim, entendo a que você está se referindo. Penso que, desde os anos 80 ou 90, as ideias feministas têm sido utilizadas para justificar o individualismo ou os objetivos profissionais das minorias. E você tem esse tipo de feminismo feminino que usa ideias feministas para justificar chegar ao topo em qualquer carreira que você esteja.

 

E isso é definitivamente um grande problema para o pensamento feminista, e é por isso que acho importante desviar o foco do empoderamento individual ou de ter, não sei, igualdade de gênero no local de trabalho. Por mais importante que isso seja, não será suficiente para mudar fundamentalmente a sociedade porque, como sabemos, ela se baseia na exploração de trabalhadores migrantes e de outras pessoas que acabam por assumir os empregos de cuidados de que as pessoas necessitam.

No livro, você fala dos  grupos autônomos de mulheres negras, lésbicas e profissionais do sexo. Estas últimas, você diz, estão na vanguarda da luta contra o trabalho sexual(izado). Que mundo construiremos para as profissionais do sexo, queers e outros sujeitos reprodutivos desviados?

Estou considerando uma coligação ampla que inclua pessoas de diversas posições sociais. Algumas abordagens feministas enfatizaram a respeitabilidade, perpetuando uma dicotomia entre mulheres “boas” e “respeitáveis” e as restantes. O meu objetivo, tal como o do movimento dos salários pelo trabalho doméstico, é superar estas divisões e destacar as semelhanças na luta contra as condições de trabalho. Nem sempre é fácil e é verdade que as circunstâncias são diversas, por exemplo, as condições de trabalho de uma dona de casa da classe alta diferem das de uma trabalhadora sexual migrante. No entanto, proponho explorar formas de melhorar as condições de trabalho dos trabalhadores mais marginalizados, especialmente no domínio dos cuidados, o que também poderia beneficiar aqueles que são mais privilegiados.

A ideia de curadoria de reprodução emocional pode ser útil para isso?

Trata-se de ir além da família nuclear como epicentro dos cuidados na sociedade e considerar como as pessoas queer criaram arranjos de cuidados mais coletivos e criativos, sim. As estratégias de sobrevivência sob condições restritivas oferecem ideias para o futuro.

A desigualdade no trabalho de reprodução emocional alimenta-se do sistema de gênero. Em relação à abolição do género, mantém duas questões: a primeira, que isso pode ser feito através da amplificação coletiva dos sentimentos disponíveis aos sujeitos feminizados e a segunda, que o feminismo transfóbico prejudica a abolição do género.

Quando falo sobre abolição de gênero, tenho em mente um projeto político para superar a forma como as pessoas são categorizadas por género e como isso afeta a sua experiência e o tipo de trabalho que realizam. Não estou defendendo uma sociedade mais andrógina, mas sim defendendo a liberdade de expressar o gênero conforme desejado. Acredito que a socialização das mulheres, centrada no cuidado do próximo, é problemática na sociedade capitalista. No entanto, acredito que se conseguirmos ultrapassar as atuais restrições ao trabalho de cuidados e à divisão do trabalho por gênero, isso poderá levar-nos para além do individualismo que caracteriza a nossa sociedade neste momento.

Como?

Imaginemos uma sociedade onde a responsabilidade de cuidar dos outros é generalizada, enquanto o fardo individual de o fazer é minimizado. Esta poderia ser uma forma radicalmente diferente de pensar sobre a sociedade e também de nos relacionarmos conosco próprios e com a nossa expressão de género. Os pontos que queria abordar sobre o feminismo transfóbico... Muitas delas consideram-se como querendo ir além de uma sociedade de gênero, mas a forma como o fazem acaba por reforçar as normas de género e restabelecer ideias bastante naturalizadas sobre o que é género. Para mim, acho que o potencial libertador reside nas pessoas serem verdadeiramente livres para explorarem a sua própria expressão de género, e muito do pensamento queer em que me baseio não traçou uma fronteira clara entre sexualidade ou orientação sexual por uma razão. expressão do outro.

E o papel dos homens numa socialização mais justa dos cuidados?

Acho que neste momento é importante estar mais envolvido na reorganização do cuidado, sem assumir que é responsabilidade exclusiva de outra pessoa lidar com isso. Considero isto essencial e não quero de forma alguma minimizar a sua importância. Mas muitas vezes há uma tendência, especialmente no discurso feminista mais liberal, de transformar isto numa responsabilidade individual. Por exemplo, sugerindo que se os homens aprendessem a cuidar dos filhos, tudo ficaria bem, como uma questão individual para trabalhar no seio da família. Mas é claro que há um papel para os homens nisso. Este é um projeto que diz respeito a toda a sociedade e acredito que enxergá-lo como uma questão individual dentro da própria família não nos levará muito longe. A participação de todos, inclusive dos homens, é necessária num projeto coletivo de repensar o cuidado.

Você propõe um horizonte para construir uma unidade de classe na luta contra a exploração, na qual os homens se juntem a uma revolução feminista nos nossos termos.

Na verdade, essa é uma frase inspirada em Selma James, que foi uma das pessoas mais conhecidas no movimento pelo salário do trabalho doméstico e uma pensadora feminista muito importante. Ela tem esta crítica aos movimentos sindicais que viam as lutas feministas como uma espécie de desvio da verdadeira causa, e diziam, porque é que as mulheres não se juntam à nossa luta, à luta de classes, à verdadeira luta? Acho que ela é muito boa a inverter esta situação e a dizer: porque não podemos reconsiderar a luta de classes do ponto de vista das necessidades das mulheres e depois exigir que os homens apoiem essas reivindicações? Penso que é uma forma útil de pensar sobre qualquer luta política, dizer: “Olha, todos nós precisamos de unidade, mas essa unidade não pode basear-se no simples silêncio de algumas pessoas sobre o que necessitam”. Deve ser uma unidade que realmente considere as necessidades das pessoas ainda mais exploradas.

Que papel pode a esquerda desempenhar na Europa?

Grande questão. Acho que temos que entender que as demandas levantadas em torno da reprodução social, em torno do cuidado, são coisas que dizem respeito a todos nós. Todos somos afetados pelo cuidado e pela reprodução, em um momento ou outro, todos precisamos de cuidados e todos precisamos que nossas condições de vida sejam melhores. Portanto, penso que há um grande potencial para a unidade nestas questões porque a maioria das lutas políticas, de uma forma ou de outra, terá implicações na forma como nos reproduzimos e como vivemos e sobrevivemos na sociedade capitalista. E muitas vezes trata-se apenas de colocar isso na agenda. Todos nós precisamos de acesso a uma habitação digna. Todos nós precisamos de cuidados aos idosos e de cuidados médicos decentes.

Mesmo as pessoas que não têm filhos provavelmente desejam que os cuidados infantis sejam bons e acessíveis. Penso que seria muito benéfico para a esquerda procurar mais autonomia em relação ao trabalho remunerado para repensar as nossas relações de cuidado. No entanto, as restrições do sistema social atual limitam esta possibilidade, impedindo-nos de simplesmente abandonar o capitalismo para reconfigurar as nossas relações pessoais.

Leia mais

fonte: https://www.ihu.unisinos.br/638213-ideias-feministas-sao-usadas-para-justificar-o-individualismo-ou-objetivos-minoritarios-diz-alva-gotby

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...