A Bancada Feminina do Senado pediu oficialmente à Casa um voto de repúdio à fala de Ciro Gomes sobre a nova senadora representante do Ceará, Janaína Farias (PT-CE). Para a bancada, as falas do político demonstram “desrespeito e discriminação de gênero”.

- Congresso em Foco - 8/4/2024

 

Em entrevista ao portal A Notícia do Ceará, Ciro Gomes disse que Janaína só fez “serviços particulares” para o ministro da Educação, Camilo Santana. Ciro também desqualificou o trabalho de Janaína e disse que Camilo Santana colocou a senadora como sua suplente para “humilhar o Senado”, como um “capricho”.

“Ela só fez serviço particular do Camilo, e serviço particular, assim, é o harém, são os eunucos, são as meninas do entorno. Ela sempre foi encarregada desse serviço”, disse Ciro Gomes.

Janaína assumiu o mandato de senadora em 2 de abril. Segunda suplente de Camilo Santana, a senadora entrou no lugar de Augusta Brito (PT-CE), que assume uma secretaria no estado de Ceará.

Cearense, Janaína Farias é formada em Turismo pela Universidade Federal de Fortaleza e tem 48 anos. A nova senadora fez carreira na política ao lado de Camilo Santana. Ela foi parte do governo do estado do Ceará durante o mandato do atual ministro da Educação. Na época, ela ocupava o cargo de secretária especial. Recentemente, Janaína era secretária nacional de Gestão, Inovação e Avaliação do MEC.

Para as senadoras, Ciro fez ataques “repugnantes e absolutamente inaceitáveis”. Segundo o pedido de voto de repúdio, as senadoras veem “uma postura pessoal de desvalorização” de mulheres e resistência do político em ver mulheres em locais de poder, como é o Senado.

“Tal atitude viola os princípios de respeito e dignidade que deveriam nortear as relações humanas e profissionais, assim como constitui uma clara manifestação de violência política de gênero”, diz o requerimento. “Manifestações como essa, possuindo forte natureza misoginia e preconceito, não podem e não serão toleradas, pois atentam contra os avanços sociais pelos quais muitas lutaram e continuam a lutar incansavelmente”.

Assinam o pedido de voto de repúdio no Senado as seguintes senadoras:

 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...