Feminismos: Teorias e Perspectivas

O feminismo acabou? Importantes igualdades já não foram obtidas? Porque insistir neste termo, cujas conotações pejorativas dele afastam mulheres que se definem como feministas? Este número temático da Revista da Pós-Graduação em História da UnB vem abrir aos feminismos um espaço de visibilidade e, talvez, de interlocução acadêmica. Com a participação de autoras feministas do Canadá e do Brasil, a publicação registra uma colaboração internacional e interdisciplinar.

Trata-se, também, de uma homenagem às feministas que mudam a história e não se acovardam face ao preconceito e à surda oposição à fala das mulheres, diante das tentativas de silenciamento, que escondem o medo da transformação.

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mulher, Gênero e Sociedade

Os artigos que integram a coletânea publicada neste livro mostram que é possível aplicar o conceito de gênero em muitos campos temáticos e disciplinares, ou envolver este conceito com diferentes perspectivas teóricas. Os textos foram apresentados no ciclo de conferências organizadas pelo Núcleo Transdisciplinar de Estudos de Gênero (Nuteg/Proex) da Universidade Federal Fluminense, em 1999 e 2000. @s autores/as - sociólog@s, literat@s, historiadores/as, polític@s e economistas - pretendem fazer desta coletânea uma contribuição importante para a área de estudos de gênero no Brasil contemporâneo.

Causa mortis: homofobia

"Trata-se de um livro dramático!" A afirmação é dos próprios autores: Luiz Mott, presidente do Grupo Gay da Bahia; e Marcelo Cerqueira, bacharel em História pela Universidade Católica de Salvador. A publicação aborda os principais episódios de ódio contra os homossexuais registrados no ano de 2000. Um manifesto contra a intolerância, a favor da vida e dos direitos humanos. O texto busca mostrar que a homofobia - o ódio aos homossexuais - perpassa todos os segmentos da sociedade brasileira, expressando-se por meio de uma violência que vai do insulto, ameaças, golpes, discriminação em todos os locais e esferas sociais, chegando aos assassinatos freqüentes e brutais, praticados com crueldade na maioria das vezes.

Para mais informações, procure o Grupo Gay da Bahia. Acesse www.ggb.org.br ou ligue para (71) 322-2552.


...