Estão em curso os processos de elaboração do Plano Plurianual (PPA/2012-2015) nos estados e na União. Em âmbito federal, a apresentação da proposta pelo Executivo vai até o dia 31 de agosto e a discussão e votação no Legislativo até 22 de dezembro. A participação social nesse debate está sendo organizada pela Secretaria Geral da Presidência da República, que previu a realização de um fórum com representantes de vários conselhos de políticas públicas, especificamente para tratar dessa questão.

O PPA é uma peça super importante do Ciclo Orçamentário, posto que define, para o período de quatro anos, quais serão os objetivos e metas que vão orientar o governo e a administração pública, e como serão desenvolvidos por meio de programas.

Apesar do espaço de participação social proposto pelo governo ser muito pequeno para uma decisão tão importante, a presença dos movimentos vai ser fundamental para assegurar que o enfrentamento das desigualdades e a promoção dos direitos das mulheres ganhem maior relevância nos próximos anos.

Mulheres fiquem atentas aos prazos!


...