Vocabulário referido a gênero

A publicação foi elaborada pela Secretaria Municipal da Mulher, de Londrina (PR). O objetivo é contribuir para o uso e a compreensão dos principais conceitos relacionados com gênero, oferecendo subsídios técnicos. Embora esteja voltado para o setor agropecuário, o conteúdo do "Vocabulário" traz contribuições a todas as áreas de políticas setoriais.

O uso do enfoque de gênero, por parte dos órgãos responsáveis por políticas públicas, ainda é incipiente no Brasil, embora seja utilizado há muitos anos nas políticas e projetos de organismos internacionais. Sabe-se, contudo, que as políticas públicas empregam formas de discriminação entre homens e mulheres, o que tende a reproduzir desigualdades, quando não orientadas pelo enfoque de gênero.

Para outras informações, ligue (43) 3372-4171, ou acesse www.londrina.pr.gov.br/mulher.

Cartilha Conquistadoras de Votos

A deputada federal Iara Bernardi (PT/SP) lançou uma cartilha suprapartidária com orientações às mulheres candidatas a vereadora. O material tem dicas práticas para as mulheres organizarem sua campanha eleitoral. A deputada conta as suas experiências em campanhas políticas, os erros que devem ser evitados, as dicas para otimizar gastos, tempo e energia. Tem, também, um pequeno histórico da evolução da mulher na política, a importância das candidaturas femininas, os principais pontos que diferenciam as plataformas das mulheres e dos homens, legislação e calendário eleitoral, além de endereços para as candidatas obterem outras informações. A cartilha está disponível no site da deputada (www.iarabernardi.org.br/arquivo/cartilhas.asp). Fone: (61) 215-5360.


...