"Políticas para as Mulheres: um desafio para a igualdade numa perspectiva de gênero". Este é o tema da 1ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada em Brasília, entre os dias 15 e 17 de julho de 2004. A iniciativa é do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM).

O objetivo é propor diretrizes para a fundamentação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, atendendo a três eixos básicos:

  • análise da realidade brasileira: social, econômica, política, cultural e os desafios para a construção da igualdade;
  • avaliação das ações e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres, nas três instâncias de governo: municipal, estadual e federal, frente aos compromissos internacionais - acordos, tratados e convenções;
  • proposição de diretrizes da Política Nacional para as Mulheres numa perspectiva de gênero, apontando as prioridades dos próximos anos.

Outras informações podem ser encontradas no sítio da Secretaria (www.presidencia.gov.br/spmulheres). Notícias sobre a mobilização dos movimentos de mulheres e feministas estão disponíveis no sítio da AMB (www.articulacaodemulheres.org.br).


...