Ao mesmo tempo em que nos (re)une, o fenômeno da globalização também tem fragmentado nossas lutas políticas. Assim, o IV Fórum Social Mundial está sendo encarado pelo movimento feminista como uma oportunidade de se enfrentar algumas questões fundamentais que surgiram ao longo das últimas décadas, inserindo-as em um contexto transnacional.

Esse processo de internacionalização das questões feministas exige pensar e atuar de forma conjunta sobre nossas políticas, nossa ética, nossas visões e nossas demandas mais urgentes, de forma a elaborar estratégias conjuntas. Isso significa enfrentar nossas diferenças, respeitar nossa diversidade e descobrir formas de trabalharmos juntas sem comprometer nossos ideais políticos individuais e coletivos.

No âmbito do IV Fórum Social Mundial, o objetivo é encontrar maneiras de influenciar no processo de tomada de decisões e visibilizar as agendas feministas no evento, em especial as questões como direitos sexuais e reprodutivos, violência de gênero e combate aos fundamentalismos.

No processo de planejamento da atuação feminista no Fórum Social Mundial 2004, diversas redes e organizações estão realizando encontros para debater e planejar a atuação feminista em Mumbai. Além de painéis nos espaços formais de debate no Fórum, será promovida a segunda Reunião Feminista Internacional, um encontro que irá preparar a intervenção feminista em Mumbai e que, assim como ocorreu em Porto Alegre em 2003, terá outros desdobramentos depois do Fórum de 2004.


...