Práticas Proibidas

A publicação "Práticas Proibidas: Práticas Costumeiras de Aborto e Infanticídio no Século XX" foi organizada por Joana Maria Pedro e apresenta uma narrativa histórica de casos de aborto e infanticídio praticados por mulheres em Florianópolis. Um grupo de pesquisador@s trabalhou, durante quatro anos, com o objetivo de compreender como essas práticas foram sendo criminalizadas, discutidas, expostas na imprensa e registradas na memória. Os capítulos analisam processos judiciais, códigos penais, legislação e mídia impressa. Mais informações na página www.cidadefutura.com.br e pelo telefone (48) 233-5282.

Direitos Humanos no Brasil

O "Relatório Anual do Centro de Justiça Global - Direitos Humanos no Brasil 2002" tem enfoque em casos pesquisados, documentados e denunciados por sua equipe de trabalho e consultor@s. A publicação é dividida em temas: prisões; tortura; violência policial; crime organizado; violência no campo; trabalho escravo; discriminação racial; violência doméstica; orientação sexual; questão indígena; defensores de direitos; poder judiciário. O Centro de Justiça Global é dedicado à promoção da justiça social e dos direitos humanos no Brasil, por meio de pesquisa, documentação e divulgação de relatórios sobre direitos e uso de mecanismos internacionais de proteção de direitos humanos. Mais informações na página www.global.org.br.

Democracia Viva

A revista "Democracia Viva", editada pelo Ibase, número 16 é dedicada ao tema da Segurança Alimentar. O direito de tod@s à alimentação é discutido em debates sobre alimentos transgênicos, políticas de segurança alimentar, soberania alimentar e nutricional, desafios do Fome Zero, desnutrição materno-infantil e fome como cultura. Mais informações pelo telefone (21) 2509-0660 e na página www.ibase.br.

DST/aids entre Mulheres

A publicação "Políticas e Diretrizes de Prevenção das DST/aids entre mulheres" integra a Série Manuais da Coordenação Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde. O panorama epidemiológico do país apresentado no manual assinala a feminização, pauperização e interiorização da epidemia. Os textos são resultado de reuniões, oficinas, debates e troca de experiências para registrar caminhos percorridos a fim de estabelecer estratégias e diretrizes para a prevenção das DST e HIV/Aids entre as mulheres. Mais informações na página www.aids.gov.br e pelo Disque Saúde: 0800-611997.


...