Políticas Públicas e Gênero no Mercado de Trabalho

O "Dossiê: Políticas Públicas e Relações de Gênero no Mercado de Trabalho", elaborado por Sílvia Yannoulas, professora - pesquisadora internacional da Flacso/Brasil, pretende subsidiar a atuação conjunta de instituições sindicais, associações profissionais, organizações do movimento de mulheres e o Legislativo Federal, no que diz respeito à formulação de políticas públicas de trabalho e à negociação de pautas sindicais, com consideração da problemática de gênero. A publicação apresenta uma análise da realidade das mulheres no mercado e nas relações de trabalho, um breve histórico da introdução da problemática de gênero nas agendas públicas e institucionais, além de uma avaliação das agendas parlamentar, sindical e feminista no Brasil.

A publicação mais recente do CFEMEA, em parceria com o Fundo para Igualdade de Gênero da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (FIG-CIDA), é um dos produtos do projeto "Relações de Gênero no Mundo do Trabalho: Direitos e Realidades".

Racismo

A publicação "Racismo no Brasil" é resultado do seminário de mesmo nome, realizado em março de 2002 pela Abong (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais), Ação Educativa (Assessoria, Pesquisa e Informação) e ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação). São oito textos de profissionais de diversas áreas divididos nos três eixos centrais do problema do racismo no Brasil, como proposto no debate: Determinantes do Racismo no Brasil, Identidade Racial Brasileira e Ações Afirmativas para o Povo Negro no Brasil. Mais informações pelo fone (11) 3237-2122 e na página www.abong.org.br.

Bioética

O livro "Bibliografia Bioética Brasileira: 1990-2002" é um catálogo de todas as publicações brasileiras dos últimos doze anos, período mais importante para a institucionalização e disseminação da bioética no país. O principal objetivo da publicação é organizar o pensamento bioético brasileiro para facilitar o acesso à informação para tod@s interessad@s no tema. Kátia Soares Braga é a autora da publicação. Mais informações pelo telefone (61) 343-1731 e www.anis.org.br.


...