Ato acontece no contexto da retomada da discussão sobre o tema no Supremo Tribunal Federal

Gabriela Moncau
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Manifestantes se reuniram junto ao icônico prédio do MASP, na Avenida Paulista - Gabriela Moncau

 

Tradicional palco de manifestações na maior cidade do país, a Avenida Paulista, na região central de São Paulo, recebeu no fim da tarde desta quinta-feira (28) mulheres que, com lenços verdes e cartazes, marcaram o Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta pela Legalização do Aborto na América Latina e Caribe com um ato pela legalização do aborto.

O protesto em São Paulo se soma a pelo menos outros 20 em diversas cidades do Brasil, e acontece quando o tema ganha ainda maior destaque no debate público. Com um voto favorável da ministra Rosa Weber na última sexta-feira (22), o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar a descriminalização do aborto durante as 12 primeiras semanas de gestação.


Ato reuniu militantes de diversas organizações / Thalita Pires

O julgamento foi paralisado temporariamente para que siga em plenário físico, mas ainda não há data marcada para a retomada. Se a posição da ministra formar maioria, o Brasil vai se juntar a outros oito países da América Latina que permitem que o aborto seja realizado em qualquer circunstância, desde que feito até determinado período de gravidez.

"A gente sabe que essa criminalização, de certa forma, só ataca as manas mais vulneráveis e as manas mais pobres. É fundamental, agora que tá tramitando, que seja descriminalizado e que a gente consiga de fato ter nossos direitos", disse a presidenta estadual do PSOL-SP, Débora Lima, que é integrante da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

 

 

 

Sob um frio repentino, o ato saiu para caminhar com fumaças verdes, cor que o movimento feminista argentino transbordou para a América Latina como símbolo da luta pela legalização do aborto. "Legaliza! O corpo é nosso! É nossa escolha! É pela vida das mulheres" foi um dos gritos de ordem entoados pela manifestação que foi até a praça Roosevelt, na região central da capital paulista.


Cor verde se tornou símbolo da luta pelo direito ao aborto na América Latina / Gabriela Moncau

"É um direito de escolha, e até Maria foi consultada para ser mãe de Jesus. Essa parte conservadora da igreja, que se diz pró-vida, é pró-vida apenas do feto, mas não se importa com as mulheres que morrem nos abortos clandestinos ou as que escolhem ter essa gestação e morrem por falta de pré-natal e falta de acompanhamento. Na Bíblia não tem nada sobre aborto, isso é um movimento político", afirmou Jessica Lena, integrante da juventude do movimento Católicas Pelo Direito de Decidir.

Atualmente, o aborto é legal no Brasil em apenas três casos: quando a gravidez é decorrente de estupro, a vida da gestante corre risco ou o feto tem diagnóstico de anencefalia. O fato de o aborto ser ilegal na maioria das situações, no entanto, não impede a sua prática. De acordo com o Instituto Anis, a cada ano cerca de um milhão de gestações são descontinuadas no país.

"É um direito das mulheres pelo controle do seu próprio corpo e além disso, é uma questão de saúde pública. As mulheres morrem porque não conseguem acessar os seus direitos", resumiu Vera Soares, integrante da Frente de São Paulo contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto.

"Mais que isso, as meninas: meninas que sofreram estupro, muitas vezes dentro de casa, pelo fato da criminalização, ela não acessa seu direito, né."

Edição: Rodrigo Durão Coelho

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/09/28/nem-presa-nem-morta-milhares-protestam-pela-legalizacao-do-aborto-em-sp

 

 

 

...