PeDeMeLeVê - Programa Direitos das Mulheres na Lei e na Vida

CFEMEA, 14 de julho de 2016

Mais um ano de celebração do CFEMEA se aproxima e para comemorarmos os 27 anos de persistência feminista e antirracista vimos a público apresentar nosso novo website - com nova interface e proposta comunicativa, muito mais dinâmica e acessível -- e nossa mais recente contribuição à história do feminismo no Brasil, a Plataforma interativa dos primeiros 25 anos da organização.

Em tempos de crise política, de ideologias e de crescimento de segmentos coligados em torno de ideias conservadoras, urge rever e fortalecer a estratégia em torno da agenda feminista e antirracista, que é a agenda dos movimentos de mulheres! Se podemos dizer que há uma batalha a ser travada, o desafio do engajamento mais amplo é inadiável. É preciso que cada mulher identificada com essa luta se reúna em torno de ações estratégicas de grande porte na resistência às tentativas contrárias aos nossos direitos.

Entre meados e fim da década de 1980, ativistas feministas de todo o Brasil em prol dos nossos direitos se engajaram em ações coletivas e articuladoras para garantirem que a Constituição Cidadã de 1988 incorporasse os direitos das mulheres. Tal movimentação, conhecida como o Lobby do Batom foi reconhecida como um dos mais eficientes influenciadores e, na ocasião, 80% das demandas da Carta das Mulheres aos Constituintes (colocar um link e inserir a Carta) foi acatada no novo texto constitucional.

Esse espírito articulador de anseios, desejos emancipatórios, igualitários guiou a criação do CFEMEA logo em seguida da promulgação da nossa Carta Magna. E, passados 27 anos, o CFEMEA cresceu, incidiu para a conquistas de novas leis, dirigiu esforços para o fortalecimentos dos movimentos de mulheres e feministas, esteve presente no debate público sobre os direitos das mulheres, apoiou e inovou em ações como as de controle social do orçamento público.

Nosso primeiro programa institucional, o Programa Direitos das Mulheres na Lei e na Vida resume e nos guia até hoje rumo ao que queremos. Mesmo com os limites colocados pela institucionalidade e possibilidades de influenciar a política formal - cada vem menos impermeável aos anseios dos movimentos sociais e mais permeável ao conservadorismo, ao fundamentalismo, autoritarismo - nos fica evidente que nossa força política tem de ser canalizada para os processos de engajamento e de fortalecimento das mulheres e de seu sujeito político de luta, os movimentos sociais de mulheres. Porque sim, acreditamos que podemos fazer política e influenciar os rumos políticos de nosso País a partir desse lugar.

Nossa guinada, aos 25 anos se dá para ações voltadas à sustentabilidade do ativismo a partir de duas linhas de ação: formação política das mulheres e desenvolvimento da dimensão política do cuidado entre ativistas. Queremos, assim, potencializar a ação para a transformação social e a pressão política em defesa de direitos.

A Plataforma é uma ferramenta de experimentação online que conta as linhas principais da história do CFEMEA e dos movimentos de mulheres e que pode ser acessada no link ou fazendo a leitura do grcode no rodapé da página. Um legado que o CFEMEA deixa ao considerar cumprida uma etapa de sua trajetória. Um conjunto informativo e de formação para a ação política que, esperamos, lance luzes sobre ações futuras, em particular para as novas gerações, carentes de uma retrospectiva histórica. Um ponto de partida para as novas experiências!

 

...