Aos 25 anos, revisão e reposicionamento estratégico - 2014

A história do CFEMEA se confunde com a história das conquistas recentes por cidadania, das mudanças de comportamento e da forma de fazer política para assumir a paridade e exercitar um maior diálogo entre gêneros, setores e organizações, por um projeto comum de sociedade.

Em seus 25 anos a instituição cumpriu um ciclo cujo legado é significativo no conjunto de avanços que representaram melhoria na vida das mulheres brasileiras. Celebrar esta data significou, para o CFEMEA, reconhecer também que há muito por conquistar em termos de igualdade de direitos e oportunidades. O cenário é desafiador, pela força da reação dos segmentos conservadores da sociedade.

Sempre se reinventando nesse trajeto o CFEMEA lutou como parte integrante do movimento feminista, desde o Lobby do Batom até a Marcha das Vadias. É com o olhar voltado para o futuro que, no marco de seus 25 anos, a instituição promove mudanças internas radicais que acompanham as exigências da conjuntura.

O CFEMEA prosseguirá acompanhando e incidindo na dinâmica de transformações da sociedade brasileira, porém não mais a partir da ação direta no Congresso Nacional. Sua estratégia estará voltada para o fortalecimento do movimento de mulheres e sua instrumentalização para uma incidência coletiva e sustentável através de duas linhas: apoio à consolidação da Universidade Livre Feminista e reforço à dimensão política do autocuidado e do cuidado entre ativistas.

Leia mais no último número do Jornal Fêmea.