JORNADAS DE JUNHO - 2013

Em junho de 2013 multidões tomaram as ruas das cidades brasileiras para ecoar insatisfações populares contra o avanço da onda conservadora que tomou conta do Legislativo e do Executivo federais. Foram alvos dos protestos as leis ultrapassadas, novas leis não implementadas, violações de direitos humanos, econômicos, políticos, culturais, sociais e ambientas e o sistema político patrimonialista, patriarcal e racista, incapaz de garantir a representatividade democrática.

Denunciando o esfacelamento do sistema político brasileiro, as manifestações levantaram de uma reforma ampla e democrática, que responda positivamente à ânsia pela construção de um país efetivamente democrático.

As Jornadas de Junho mudaram o cenário político brasileiro e trouxeram o desafio de um novo diálogo entre a sociedade e os movimentos sociais, baseado em novos formatos de engajamento e incidência política. Apontaram ainda a importância da pluralidade para recuperar a concretude dos direitos, das lutas e dos sentidos políticos.

Feministas se engajaram nessas movimentações apoiando a Reforma Política, protestando contra a violência sexual e contra a criminalização do aborto.