Por todas nós - 2011

A campanha “Por todas nós”, desenvolvida por CFEMEA, destacou a importância da participação ativa das mulheres na vida política. A iniciativa focou a 54ª legislatura (2011-2015), tendo um Congresso Nacional composto por 329 parlamentares homens e 56 parlamentares mulheres. Entre os produtos de comunicação desta campanha foram criados vídeos de curta duração com animação e estatísticas sobre o aborto no Brasil.

A iniciativa mostra que, enquanto uma em cada sete brasileiras já fez aborto, a prática, sobretudo quando clandestina, constitui a 3ª causa de morte materna no país. Os vídeos ressaltam ainda que as mulheres continuam sendo presas, humilhadas e maltratadas quando praticam o aborto. Apontam a necessidade de impedir retrocessos no Congresso Nacional e garantir que propostas que criminalizam as mulheres não tenham avanços na sua tramitação.

A ação reforçou a necessidade de fazer valer a legislação vigente e garantir atendimento humanizado para os casos de aborto legal. Motivou o debate público e a reflexão sobre os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, inclusive o direito de escolher com quem, quando e como engravidar e parir.

Links para os vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=rzq5M3cOAb0

https://www.youtube.com/watch?v=wX98s7337Zo

https://www.youtube.com/watch?v=RtNW9Orqna8

https://www.youtube.com/watch?v=u4BvgHbfEac