Queda na sustentabilidade das organizações de mulheres - 2005

Pesquisa online realizada em 2006 por AWID (Association for Women’s Rights in Development) com 950 organizações de mulheres no mundo apontou que 31% receberam menos financiamento em 2005 do que em 2000. A região da América Latina e do Caribe sofreu uma das maiores diminuições de recursos no período. O trabalho mostrou ainda que as organizações de mulheres registraram um índice de atuação significativo mesmo com menos recursos recebidos. Porém, para realizar todas as atividades planejadas, precisariam ter acesso a financiamentos, no mínimo, equivalentes ao dobro do que foi recebido.

Em todo o mundo, as principais fontes de financiamento das organizações de mulheres entre 2000 e 2005 eram as ajudas bilaterais ou multilaterais para o desenvolvimento e os recursos doados por fundações privadas e organizações da cooperação internacional. Em 2004, o financiamento oficial para o desenvolvimento em todo o mundo alcançou U$79 bilhões. Dessa quantia, aproximadamente 3% se destinaram a organizações sociais. O restante (97%) foi canalizado através de governos nacionais, ajuda bilateral ou agências multilaterais - apenas 0,1% foi para o âmbito “das mulheres e o desenvolvimento”, de acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

A pesquisa mostrou importantes tendências de repartição dos recursos e impactos no trabalho das organizações. Por exemplo, a maioria das agências de cooperação passou a fazer suas doações por meio da intermediação com os governos nacionais, o que indica que o acesso a esses recursos passou a depender da capacidade, por parte dos grupos de mulheres, de negociação política e adaptação às novas regras de gerência e prestação de contas.

Sobre os fundos bilaterais reforçou-se o critério de destinar recursos para regiões em pior condição econômica. Com isso, a América Latina ficou prejudicada, pois o critério não leva em consideração a grande desigualdade existente na maioria dos países. Outro ponto que enfraquece as organizações de mulheres é que, muitas vezes, ao receber dinheiro unicamente para executar projetos dentro de programas de governos ou de agências de cooperação a agenda do movimento fica restrita às temáticas prioritárias do ponto de vista das instituições doadoras.