3° FÓRUM SOCIAL MUNDIAL - 2003

O 3° Fórum Social Mundial foi realizado entre os dias 23 e 28 e janeiro de 2003, em Porto Alegre (RS). Contou com cem mil participantes, sendo 20 mil delegados/as de 123 países e 4 mil jornalistas credenciados, que se espalharam entre as atividades autogestionadas (oficinas e seminários), conferências, sessões de testemunhos, mesas de diálogo sobre temas controversos, painéis e diversas atividades culturais.

Uma vez mais houve a participação de delegadas mulheres de 20 países, que se articularam para contribuir com seu olhar específico sobre justiça econômica e social e justiça de gênero, produzindo reflexões sobre as esferas macroeconômicas e macropolíticas do processo de globalização. As feministas definiram cinco eixos temáticos em sua pauta de debates e formulação de estratégias: desenvolvimento democrático e sustentável - princípios e valores; direitos humanos, diversidade e igualdade; mídia, cultura e contra-hegemonia; poder político, sociedade civil e democracia; e ordem mundial democrática, combate à militarização e promoção de paz.

A campanha contra os fundamentalismos, criada no ano anterior pela Articulação Feminista Marcosul, também esteve presente em 2003 ampliando as vozes que se opunham às práticas, discursos e representações sociais discriminatórias. A iniciativa destacou que o fundamentalismo é sempre político e prospera em sociedades que negam a diversidade e legitimam mecanismos violentos de sujeição de um grupo sobre outro.

Nesta edição do FSM, a Campanha 28 de Setembro – Dia Latinoamericano e Caribenho de Luta pela Descriminalização do Aborto realizou um conjunto de atividades que culminaram com uma manifestação pelas ruas do Centro da cidade.