2° FÓRUM SOCIAL MUNDIAL - 2002

Realizado entre os dias 31 de janeiro e 05 de fevereiro de 2002, em Porto Alegre (RS), o 2° Fórum Social Mundial (FSM) reuniu 50 mil participantes e contou com uma participação feminista mais estruturada e efetiva do que na primeira edição. Representações dos movimentos de mulheres participaram no processo de organização, através de redes em nível global, negociando para que a composição das mesas de trabalho e os temas debatidos levassem em conta, mais consistentemente, as perspectivas étnica, racial e de gênero.

As mulheres pautaram a questão do trabalho na sociedade capitalista e seu impacto sobre a vida das pessoas, e das mulheres em particular, e da violência contra as mulheres, colocando em debate a influência do machismo e do sexismo na realidade cotidiana. Houve um esforço de inserir a perspectiva feminista, de modo transversal, nas diferentes discussões temáticas, o que possibilitou espaços de reflexão e articulação com outros movimentos sociais.

Organizações de mulheres marcaram presença com a campanha “Contra os Fundamentalismos, o Fundamental é a Gente!”, lançada pela Articulação Feminista Marcosul, da qual faz parte a Articulação de Mulheres Brasileiras. Esta campanha foi uma resposta à onda de terrorismo islâmico, liderada por Bin Laden, e à reação bélica por parte do Presidente Bush. A campanha ressaltou que os fundamentalismos têm nas mulheres as maiores vítimas e mostrou a importância das vozes feministas na construção de um mundo mais justo e igualitário no qual diferenças, individualidades e diversidades sejam respeitadas.