1ª Conferência Nacional Racismo e Intolerância - 2001

Esta conferência aconteceu no Rio de Janeiro, entre seis e oito de julho de 2001, como parte da agenda preparatória para a 3ª Conferência Mundial sobre Racismo, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, agendada para quase dois meses depois, em Durban (África do Sul). O evento nacional foi antecedido por ciclos de debates promovidos por Universidades, além das conferências preparatórias nos estados.

Reuniram-se na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) cerca de 1700 delegados/as de todo o país, representando as comunidades negra, indígena, de pessoas com deficiência, cigana, homossexual, judia e também o movimento de mulheres. O objetivo foi debater, junto com a representação governamental e com base em documentos especialmente produzidos, estratégias para superar o racismo e todas as formas de intolerância. A Conferência Nacional aprovou o documento oficial que o Brasil levaria para Durban e elegeu representantes para integrarem a delegação oficial brasileira.

O evento teve grande impacto na mídia, despertando reflexões sobre a realidade do racismo e seus efeitos na sociedade brasileira.