NASCE A ARTICULAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DE MULHERES NEGRAS BRASILEIRAS (AMNB) - 2000

A AMNB foi criada no ano 2000 com o objetivo inicial de fortalecer a participação das mulheres negras na 3° Conferência Mundial contra o Racismo, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, da ONU, realizada em Durban, em 2001.

O Governo brasileiro retornou desta conferência com o desafio de formular estratégias para um desenvolvimento inclusivo, voltado para a proteção e a promoção de direitos, a geração de oportunidades no mundo do trabalho na cidade e no campo e a igualdade de tratamento na vida com respeito à diversidade humana, sem qualquer discriminação.

Nesse contexto a AMNB passou a se dedicar ao monitoramento e advocacy sobre a efetivação desses compromissos em todos os níveis da administração pública. Assumiu como missão “promover a ação articulada das ONGs de mulheres negras brasileiras na luta contra o racismo, o sexismo e a opressão de classe, a lesbofobia e outras formas de discriminação, contribuindo para a transformação das relações de poder e construção de uma sociedade equânime”.

Hoje a AMNB reúne cerca de 25 organizações de mulheres das cinco regiões brasileiras. Tem contribuído nos cenários nacional e internacional com análises políticas e revisão conceitual sobre desenvolvimento social e econômico, trabalhando um modelo de inclusão e garantia de direitos, proteção, promoção, geração de oportunidades e igualdade de tratamento na vida e no mundo do trabalho, na cidade e no campo. A AMNB é reconhecida como interlocutora diante de governos, da sociedade civil e de agências multilaterais e internacionais. Com o interesse voltado para mulheres, adolescentes e meninas negras, a AMNB busca o fortalecimento interno e da atuação política e institucional das mulheres negras, desenvolvendo atividades de formação.

Saiba mais em: http://www.amnb.org.br/index.asp