5º Encontro de Lésbicas Feministas da América Latina e do Caribe - 1999

O Rio de Janeiro sediou este Encontro, realizado em março de 1999, que reuniu mais de 150 mulheres de 11 países da região, para discutir questões como saúde, sexualidade, vida cotidiana e violência.

Desde os primeiros encontros feministas da década de 1980 mulheres lésbicas marcaram presença, apontando ambiguidades no âmbito do feminismo. Compreendiam que o lesbianismo não era incorporado como questão política, apesar do discurso feminista de respeito à diferença e de não discriminação por orientação sexual. Desenvolveram espaços próprios para sua articulação em grupos de reflexão, autoajuda e ação política.

Nos encontros feministas - especialmente os latino-americanos e caribenhos – esses grupos protagonizaram a dicotomia entre autonomia e institucionalização do movimento de mulheres, posicionando-se pela autonomia. No Encontro de Lésbicas Feministas do Rio de Janeiro este tema foi aprofundado, avaliando-se o impacto dos financiamentos da cooperação internacional para cumprir a agenda aprovada na Plataforma de Ação de Pequim (1995), e a institucionalização do movimento ao aceitar apoios financeiros da cooperação internacional. Houve o acordo de não mais aceitar esses fundos, tendo em vista que muitas agências financiadoras reproduziam o autoritarismo patriarcal gerador de pobreza nos países onde se localizavam as instituições financiadas.