1º Encontro Nacional de Trabalhadoras Rurais

O encontro aconteceu em Barueri (SP) com 36 participantes representando 16 estados. Intensificava-se a participação política das trabalhadoras rurais, logrando abrir espaços para a fala e convocando novas companheiras para que obtivessem sua documentação, se sindicalizassem e se juntassem à luta por direitos previdenciários. Nesta movimentação foram recolhidas assinaturas de apoio às reivindicações que seriam encaminhadas para a Assembleia Nacional Constituinte, o que foi mais um estímulo à organização autônoma das trabalhadoras rurais. Em 1985 elas realizaram 12 encontros regionais.

No encontro nacional de Barueri, foram definidas prioridades estratégicas, como as atividades de autoformação e o aprofundamento do debate sobre princípios e propostas para a transformação da sociedade. Houve acordo sobre a consolidação da Articulação Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (ANMTR), entendida como um movimento autônomo de massa para desenvolver as lutas da classe, em articulação com organizações parceiras da América Latina.

No ano seguinte ao 1º Encontro Nacional, as trabalhadoras rurais organizadas seguiram em caravanas para Brasília (DF), onde fizeram a entrega do abaixo-assinado com as propostas do movimento para a nova Constituição Brasileira.

Em 1988 aconteceu o 2º Encontro Nacional, mais uma vez em Barueri, e no ano seguinte, o 1º Congresso de Mulheres Trabalhadoras Rurais, quando foi criada a comissão mobilizadora para filiação aos sindicatos. Estava em pauta a luta pela regulamentação dos direitos previdenciárias e a ANMTR fez uma mobilização nacional, que em março de 1992 atraiu para Brasília 1.800 trabalhadoras de 18 estados.