1º Encontro Nacional Feminista - 1979

O Encontro de Fortaleza marcou o início de um ciclo de Encontros Nacionais Feministas (ENF).

Engajadas no processo de redemocratização do País as mulheres, organizadas em torno do feminismo contemporâneo, desenvolveram a prática de realizar encontros locais, regionais e nacionais. Eram espaços para debate de ideias, troca de experiências, articulação política e sensibilização de mais mulheres para aderirem ao movimento. Entre 1979 e 1985 as reuniões anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - cada vez mais concorridas - abrigaram o Encontro Nacional Feminista, convocado por militantes que aproveitavam o espaço acadêmico para promover este intercâmbio.

Foi assim que na 31ª Reunião Anual da SBPC, realizada em Fortaleza (CE) em 1979, aconteceu o 1° Encontro Nacional Feminista (ENF). Mulheres de diversos estados tiveram ali um momento de diálogo e construção coletiva de estratégias. Os principais temas em debate eram Saúde e Violência, embora a pauta fosse mais ampla, incluindo, em particular, a incidência das mulheres nos processos políticos. A escolha dessas prioridades estava relacionada a denúncias de práticas abusivas de controle da natalidade e aos episódios de violência doméstica e sexual, sempre fadados à impunidade.

A 32ª Reunião Anual da SBPC, no Rio de Janeiro, foi sede do 2º ENF, considerado um momento histórico, pois contou com mais de 1.500 participantes, entre professoras e estudantes universitárias, e militantes feministas. Em 1981, em Salvador, o 3º ENF congregou representantes de 20 grupos e ONGs de mulheres e mais de 100 feministas, para discutir especificamente a questão da violência contra as mulheres. Apresentações teatrais e oficinas de vivência foram programadas como oportunidades de sensibilizar o público da SBPC para as questões das mulheres.

A partir de 1986 o ENF passou a ser realizado fora do âmbito da SBPC com novos formatos, público mais diversificado, espaço mais amplo de discussão e integração entre as participantes. O movimento teve fôlego para sustentar esses encontros, com periodicidade, até 2004. Segue a agenda desses encontros: