Radar Feminista no Congresso Nacional - 05 de abril de 2022

No Congresso, nós, mulheres, sofremos uma grande derrota com a aprovação da PEC 18/2021, que agora vai à sanção. Sem ouvir as questões levantadas pelas organizações e movimentos de mulheres, o Congresso aprovou a anistia aos partidos que não cumpriram a cota de 30% de candidatas até o momento da aprovação da própria PEC. E, além disso, fixa a cota nessa porcentagem. Avançar em direitos através de uma PEC para nós é sempre difícil, mas nos impressiona como quando se trata de um retrocesso, parece fácil aprovar um projeto desse tipo.

A composição da casa é um pouco diferente agora do que era há algumas semanas. Pelo menos 25% dos 513 deputados federais com mandatos em exercício aproveitaram a janela partidária. O PL, partido do presidente, se tornou o maior partido, com 73 cadeiras. O PP também cresceu. O Brasil de Fato fez um gráfico com a diferença de tamanho dos principais partidos.

No entanto, os números ainda podem mudar, porque apesar de ter acabado o prazo, os partidos não são obrigados a comunicar imediatamente as mudanças.

Leia o Radar Feminista no Congresso Nacional!

...