Começou nesta segunda, 4 de abril, em Brasília o 18º Acampamento Terra Livre (ATL) em Brasília. Com o tema “Retomando o Brasil: Demarcar Território e aldear a política”, o ATL será um ponto de encontro para os movimentos, organizações e coletivos até o dia 14 de abril. A luta é pela terra, pelos bens naturais e pela soberania dos povos indígenas do Brasil.

No Congresso, nós, mulheres, sofremos uma grande derrota com a aprovação da PEC 18/2021, que agora vai à sanção. Sem ouvir as questões levantadas pelas organizações e movimentos de mulheres, o Congresso aprovou a anistia aos partidos que não cumpriram a cota de 30% de candidatas até o momento da aprovação da própria PEC. E, além disso, fixa a cota nessa porcentagem. Avançar em direitos através de uma PEC para nós é sempre difícil, mas nos impressiona como quando se trata de um retrocesso, parece fácil aprovar um projeto desse tipo.

A composição da casa é um pouco diferente agora do que era há algumas semanas. Pelo menos 25% dos 513 deputados federais com mandatos em exercício aproveitaram a janela partidária. O PL, partido do presidente, se tornou o maior partido, com 73 cadeiras. O PP também cresceu. O Brasil de Fato fez um gráfico com a diferença de tamanho dos principais partidos.

No entanto, os números ainda podem mudar, porque apesar de ter acabado o prazo, os partidos não são obrigados a comunicar imediatamente as mudanças.

Leia o Radar Feminista no Congresso Nacional!

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista no Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
   
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO