Radar Feminista no Congresso Nacional - 22 de março de 2022

A maioria dos novatos e novatas veio do União Brasil, resultado da fusão do DEM e do PSL. O União Brasil em 32 dias perdeu 16 deputados. No entanto, deve manter cerca de 50 parlamentares, ainda uma bancada expressiva. Carla Zambelli (SP), Major Fabiana (RJ), Chris Tonietto (RJ) e General Girão (RN) são nomes conhecidos aqui no Radar e que agora estão no PL.

Arthur Lira (PP/AL) decidiu aguardar o fim da janela partidária para liberar as emendas do Orçamento Secreto. É uma forma de garantir o controle dos benefícios do Centrão.

No último sábado (19), Lula fez uma agenda em um evento do MST no Paraná e aproveitou para criticar o Congresso Nacional. A atual composição seria “talvez o pior Congresso que tivemos na história do Brasil”. Ele afirmou ainda que a Câmara passou a governar o país por meio do orçamento secreto. Nós concordamos, mas não é de hoje que a composição assusta.

Há pelo menos três legislaturas vemos o crescimento das bancadas conservadoras e fundamentalistas. Em ano de eleições, é mais do que fundamental que juntemos esforços para renovar as chapas progressistas.

Talvez a esperança esteja nas mulheres jovens. Segundo pesquisa da FSB, a faixa etárias de 16 a 24 anos é a que mais rejeita Bolsonaro. No entanto, é também o grupo que menos tem interesse em votar este ano.

Leia o Radar completo no link!

...