Radar Feminista no Congresso Nacional - 06 de julho de 2021

A elaboração da nova Carta Magna chilena que vai sepultar o entulho autoritário da Ditadura Pinochet será liderada por uma indígena mapuche. Elisa Loncón recebeu 96 dos 155 votos. O El país lançou uma cobertura especial sobre as mulheres na Constituinte chilena.

 

Aqui no Brasil, nós tivemos uma semana agitada para o presidente. Depois do PM Luiz Paulo Dominguetti afirmar que o diretor de logística do Ministério da Saúde pediu propina por doses de vacinas, vieram a público gravações sobre rachadinhas envolvem diretamente bolsonaro. Andrea Siqueira Valle, ex-cunhada dele, falam da existência do esquema quando ele era deputado federal (1991-2018). Além disso, inclui Guilherme dos Santos Hudson, coronel da reserva do exército, como um dos que coletavam o dinheiro de assessores, além de Queiroz.

 

LEIA O RADAR COMPLETO NO LINK!

 

Em pelo menos 120 cidades do país, o dia 3 de Julho foi marcado por protestos. Neste, houve uma adesão – ainda tímida – de militantes do PSDB e outros grupos de direita. Dias antes, uma frente bem heterogênea protocolou um superpedido de impeachment. Nele, o presidente é responsabilizado por 23 crimes e são consolidados os argumentos de outros 123 pedidos que já haviam sido apresentados. Nenhum sinal de que Arthur Lira vá aceitar, por enquanto.

 

Aliás, junto com o Governo, ele está acelerando a pauta destrutiva. A Câmara pode votar privatização dos Correios nos próximos dias; governo quer venda de 100% em único leilão. O Presidente da Câmara informou que sem votação da LDO, Câmara seguirá com sessões em julho e não haverá recesso branco.

 

A gente resiste como pode. A Frente Parlamentar Feminista Antirracista lançou no dia 2 de julho uma campanha pelo enfrentamento à violência política contra as mulheres. Deputadas e movimentos sociais estiveram presentes. Outra frente importante criada foi a Frente Nacional TransPolítica. A mobilização é organizada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e conta com 17 parlamentares e oito instituições da sociedade civil. Entre as parlamentares, fazem parte a vereadora Anabella Pavão de Batatais/SP, a vereadora Benny Briolly de Niterói/RJ, a co-Vereadora Carolina Iara e a deputada estadual Erica Malunguinho, ambas de São Paulo.

 

Um possível presidenciável da centro-direita assumiu que é gay durante uma entrevista com o Bial, na Globo. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Na mesma semana ele participou de um debate com outros dois pré-candidatos, Ciro Gomes (PDT) e Luiz Henrique Mandetta (DEM). Os três defenderam a reforma tributária e uma ampla restruturação do sistema político brasileiro que dê mais estabilidade ao país. Mas também ressaltaram as diferenças em suas visões, com Ciro defendendo o nacional-desenvolvimentismo e Leite enfatizando o equilíbrio fiscal, enquanto Mandetta dedicou mais tempo a atacar o governo Bolsonaro, do qual foi ministro da Saúde. Eduardo Leite apoiou bolsonaro mas disse ter se arrependido.

 

LEIA O RADAR COMPLETO NO LINK!

 

 

...