Radar Feminista no Congresso Nacional - 1º de junho de 2021

Crescem as mobilizações contra o governo, no dia 29 centenas de cidades foram às ruas exigindo vacina, comida, democracia e a saída de Bolsonaro e Mourão. 

Organizações feministas se juntaram aos atos. A Articulação de Mulheres Brasileira lançou a chamada “Fora Bolsonaro Mourão e todo seu governo! Ocuparemos as ruas e as redes para dizer basta de genocídio, basta de feminicídios”. Em diversas cidades, as deputadas e movimentos que integram a Frente Parlamentar Feminista Antirracista fizeram discursos contra o Governo. A base bolsonarista reclamou nas redes, reivindicando as ruas para si. A grande mídia, em geral, ignorou o tamanho e a importância dos atos. 

Organizações que compõe a Frente Nacional contra a Criminalização das Mulheres e Pela Legalização do Aborto lançaram a Nota: Que governo é esse que diz defender a maternidade, mas ataca direitos e ameaça a vida?, manifestando repúdio às várias medidas do governo brasileiro e seus poderes. De forma cada vez mais intensa e direcionadas, eles atentam contra direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e pessoas que gestam. E também contra a vida, principalmente de mulheres negras, indígenas e pobres.


No Senado, a CPI segue demonstrando de forma acachapante a responsabilidade do governo no descontrole da pandemia e na quantidade insuficientes de vacinas. Enquanto isso, na Câmara, 114 pedidos de impeachment aguardam decisão do presidente da Casa e a base governista segue na tentativa de “passar a boiada”. Avançam as propostas de privatização de empresas nacionais, a reforma administrativa - que retira a estabilidade dos funcionários públicos -, a retirada de direito das populações indígenas, as investidas contra a legislação ambiental, só para citar alguns exemplos.

 

Temos mais de um ano de Pandemia e o Congresso ainda não aprovou o projeto que prevê apoio a agricultores e agricultoras familiares do Brasil. O Projeto de Lei 823/2021 permanece na pauta, mas não sabemos se será votado. Confira a Pauta da Semana aqui!

 

LEIA O RADAR COMPLETO AQUI!

 

 

...