Publicado: 2020
 

Há seis anos, quando o CFEMEA começou a desenvolver uma linha de ação para o autocuidado e o cuidado entre ativistas, várias companheiras se interessaram, se somaram e uma rede começou a ser tecida. Desde então, estamos experimentando, compartilhando, aprendendo, criando e favorecendo a apropriação de metodologias e ferramentas para o autocuidado, o cuidado entre mulheres ativistas e a proteção de defensoras de direitos humanos. Foi a partir desse acúmulo que, junto a outras ativistas, coletivos e movimentos, assumimos o desafio de construir uma resposta cuidadosa e solidária com as mulheres, frente à pandemia da COVID-19 e às crises e agravos estruturais dela decorrentes.

 

 
Publicado: 2020
 

Apesar da necessidade de conexão frente a um novo-velho mundo, a romantização do consumo universal da tecnologia também delimita e expõe a desigualdade: Quem são os que têm acesso pleno a ferramentas e dispositivos? Onde estão concentrados os produtos e produções originados deste pleno acesso? De quem são as narrativas (ainda) hegemônicas? Essa pesquisa vem tentar responder a algumas dessas perguntas. E que felicidade tê-la!

 

 
Publicado: 2019
 

O ano de 2019 foi de muitos aprendizados sobre o monitoramento feminista do Congresso Nacional. A conivência da maioria dos parlamentares com a retirada de direitos, com os crimes ambientais, com políticas armamentistas e que aumentam as desigualdades em nosso país é alarmante. Pra qualquer lado que olharmos o desmonte está presente

 

 
Publicado: 2019
 

Uma coletânea de artigos escritos por parceiras estratégicas do Centro e que construíram conosco nossas principais lutas políticas ao longo dos últimos 30 anos. A publicação traz debates sobre a luta das mulheres em defesa dos seus direitos sexuais e reprodutivos, o enfrentamento à violência contra as mulheres, a luta das trabalhadoras domésticas pelo reconhecimento de seus direitos e a luta por uma previdência pública, universal e solidária, a divisão sexual do trabalho e do cotidiano, a articulação internacional das mulheres, o enfrentamento ao racismo, artivismo, autocuidado e cuidado entre ativistas

 

  Este é o primeiro ebook de Sistematizações: Cursos e Diálogos. A ideia das sistematizações é, de um lado, apresentar parte da riqueza do que têm sido os processos formativos realizados pela Universidade Livre Feminista ou por organizações parceiras que utilizam nossa plataforma virtual; de outro, marcar nossos dez anos de existência.

 

 
Publicado: 2019
 

Nos dias 15 e 16 de abril de 2019 aconteceu a Reunião Estratégica Laicidade e Direito ao aborto: intersecções e conexões entre o debate feminista secular e feminista religioso, organizada pelo Cfemea e pelo Observatório de Sexualidade e Política, através do consórcio conhecido como Projeto Trincheira. Reuniram-se em Brasília 22 mulheres feministas de diferentes tradições de fé, ativistas feministas não religiosas e intelectuais, envolvidas na crítica ao patriarcalismo, na defesa da laicidade do Estado e do direito ao aborto. O grupo observou a conjuntura nacional, regional e global, analisando como a porosidade da relação entre religião e Estado tem impactado a vida das mulheres, em especial no que diz respeito a vivências do âmbito da sexualidade e da reprodução.

 

 
Publicado: 2019
 

O livro Tecendo Fios das Críticas Feministas ao Direito no Brasil é fruto dos esforços do Consórcio Lei Maria da Penha pelo Enfrentamento a Todas as Formas de Violência de Gênero contra as Mulheres em fortalecer o pensamento crítico feminista sobre o Direito brasileiro.

 

 
Publicado: 2018
 

A publicação Trajetórias e Argumentos Feministas pelo Direito ao Aborto no Brasil apresenta a diversidade das trajetórias institucionais do ativismo feminista e de seus argumentos favoráveis à descriminalização na luta pela legalização do aborto no Brasil, traduzindo o esforço de uma ação política compromissada com os direitos das mulheres.

 

 
Publicado: 2017
 

Esta Guia Prática de Estratégias e Táticas para a Segurança Digital Feminista tem o objetivo de proporcionar às mulheres maior autonomia e segurança na internet, apresentando estratégias e táticas de defesa digital para feministas. Os conteúdos são dirigidos para o público de mulheres da América Latina e foram elaborados considerando diferentes mulheres: negras, trans, lésbicas, ativistas/militantes de movimentos organizados de mulheres ou que atuam individualmente na rede, sendo de periferias urbanas, rurais, com distintos níveis de acesso à tecnologia nas suas abordagens.

 

 
Publicado: 2016
 

Bem viver para a militância feminista reúne a experiência que o CFEMEA vem acumulando, desde 2015, sobre autocuidado e cuidado entre mulheres ativistas. O tema tem sido estratégico tanto para aprofundar a resistência à ofensiva conservadora e antidireitos, como também para dar maior complexidade à perspectiva de transformação social de longo prazo.

A publicação traz ainda relatos de mulheres sobre como o autocuidado e o cuidado entre ativistas têm transformado sua experiência de militância política.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
   
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO