Pesquisa recente aponta grande circulação de informações falsas, especialmente nas mídias digitais
Daiana Santos quer criar subcomissão para conter notícias falsas - Foto: Divulgação
A deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) protocolou um requerimento na semana passada propondo a criação, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR) da Câmara dos Deputados, de uma subcomissão especial para debater mecanismos de monitoramento e contenção da circulação de desinformação no contexto da tragédia climática do Rio Grande do Sul.
“Infelizmente, as redes sociais foram invadidas por diversas notícias falsas, que estão dificultando a compreensão e a obtenção de informações sobre a real situação do nosso estado. Eu, por exemplo, tenho visto uma série de fake news fazendo referência a supostas doações barradas, alarmes falsos, divulgação de mortes de pessoas que estão vivas e ajudando nos resgates, além de falsas acusações contra voluntárias e voluntários”, argumentou.
Na justificativa de sua proposta, ela afirma que uma pesquisa recente aponta grande circulação de informações falsas, especialmente nas mídias digitais, a respeito da situação calamitosa pela qual passa o estado do Rio Grande do Sul. “Grande parte das falsas notícias em circulação fazem referência a supostas doações barradas por autoridades, a caminhões de donativos multados, especulações sobre o número de mortos e até falsos alarmes sobre evacuação de cidades”, disse a parlamentar.
Por isso, segundo ela, “é urgente que possamos criar uma Subcomissão Especial para monitorar e conter esse caos de propagação de informações falsas, que prejudicam as ações da sociedade civil e das autoridades neste momento profundamente difícil para o povo gaúcho”.
Fonte: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Katia Marko