Quase lá: Economia do cuidado é tema de debate na Câmara nesta quarta (10/7/24)

O trabalho de cuidado – com a casa, os filhos, idosos e doentes – é essencial, não é remunerado e recai principalmente sobre mulheres

Agência Câmara Notícias - 8/7/2024 - 15:07  

Deputada Flávia Morais fala ao microfone. Ela é loira, tem o cabelo comprido, usa uma blusa branca de gola alta e do lado esquerdo tem uma bandeira do Brasil

Flávia Morais é a autora do pedido de debate
 

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (10) audiência pública sobre a economia do cuidado. O debate atende a pedido da deputada Flávia Morais (PDT-GO) e será realizado no plenário 14, às 13h30.

"A economia do cuidado não é apenas um setor; é um ecossistema que emprega 381 milhões de pessoas globalmente, representando 11,5% do emprego total. Esses números refletem a magnitude e a importância do cuidado em nossas vidas", afirma Flávia.

A deputada explica que esse cuidado se manifesta de diversas formas: cuidado infantil, de longa duração, a pessoas com deficiência, a idosos, entre outros. "É importante destacar que as mulheres são as principais provedoras desses cuidados, muitas vezes sem remuneração ou reconhecimento adequado."

Flávia Morais é a primeira signatária da proposta de emenda à Constituição que considera o cuidado como um direito social (PEC 14/24). "Essa proposta é um passo fundamental para reconhecer e valorizar o trabalho de cuidado como um direito social, e não como uma mercadoria", afirma.

Participantes convidadas:

LAÍS ABRAMO (Confirmada)
Secretária Nacional da Política de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

ROSANE DA SILVA (Confirmada)
Secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres

Requerimento nº 67/2024 de autoria das Deputadas Flávia Morais, Sâmia Bomfim e Talíria Petrone.

 Agência Câmara Notícias - ND

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/1081235-economia-do-cuidado-e-tema-de-debate-na-camara-nesta-quarta/

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...