Quase lá: Salvador inicia ‘Julho das Mulheres Negras’ com o 17º Festival Latinidades

Evento gratuito celebra a força transformadora das mulheres negras com shows, seminários e feira de afroempreendedorismo

 

Imagem da feira de afroempreendedorismo, uma das atrações do 17º Festival Latinidades que celebra o Julho das Mulheres Negras em Salvador, entre os dias 5 e 7 deste mês. Foto: Pedro Moraes - Ascom/Sepromi - Imagem da feira de afroempreendedorismo, uma das atrações do 17º Festival Latinidades que celebra o Julho das Mulheres Negras em Salvador, entre os dias 5 e 7 deste mês.

 

5 de julho de 2024 - Alma Preta

 

Salvador dará início ao “Julho das Mulheres Negras” com o 17º Festival Latinidades, que ocorre desta sexta-feira (5) até o domingo (7), no Pelourinho. O evento gratuito conta com uma programação que inclui shows, performances de dança, espetáculos teatrais, debates, espaço literário, oficinas, seminários, palestras e uma feira de afroempreendedorismo.

Um dos destaques é o “II Seminário Desafios da Democracia no Brasil: Por mais Mulheres Negras e Indígenas nos Espaços de Decisão”, que ocorre no sábado (6), das 8h às 15h30, no Museu Eugênio Teixeira Leal. Participam da atividade gestoras públicas, lideranças políticas, representantes da sociedade civil e de instituições de ensino.

O seminário terá mesas temáticas como “Vivências e Inspirações: Mulheres Negras e Indígenas em Espaços de Poder”, “Identidade e Imagem: A Experiência das Mulheres Negras e Indígenas nas Mídias Sociais” e “Por uma Agenda de Boas Práticas da Promoção da Igualdade Racial e de Gênero”.

A Feira Afro Bahia, outro ponto alto da programação, reunirá 50 empreendedoras negras nos Largos Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água no sábado, das 14h às 22h, e no domingo, das 14h às 20h. A feira oferecerá exposição e comercialização de produtos artesanais, acessórios, moda, beleza e autocuidado, além de palestras, rodas de conversa, desfile, atrações musicais e espaço infantil.

Durante o festival, a unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela estará no Terreiro de Jesus, oferecendo atendimento preventivo e registrando eventuais ocorrências.

O Latinidades é o maior festival de mulheres negras da América Latina e este ano traz o tema “Vem Ser Fã de Mulheres Negras” – um convite para reconhecer e celebrar a força transformadora das mulheres negras. O evento é uma realização da Rede Afrolatinas, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), e do governo federal, por meio da Fundação Nacional das Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura.

Serviço

17º Festival Latinidades em Salvador

Quando: entre sexta-feira (5) e domingo (7)

Horário: consultar programação

Onde: Pelourinho – Salvador, Bahia


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...