A legislação prevê iniciativas de equidade racial no tratamento de pessoas negras e a criação de um comitê especializado

A imagem mostra as mãos de um paciente negro com acesso nos antebraços para medicação intravenosa.

Foto: Reprodução - O Piauí sancionou uma lei que destaca a saúde da população negra com políticas públicas voltadas a essa parcela da sociedade.

24 de janeiro de 2024 - Alma Preta

 
 
 

Demandas específicas da população negra receberam uma legislação dedicada ao assunto no Piauí. A Política Estadual de Saúde Integral da População Negra foi aprovada por unanimidade e sancionada pelo governador Rafael Fonteles (PT). 

A Lei 8.291/2024 exige que o governo adote em suas políticas de saúde com foco nas demandas específicas da população negra do Piauí. O texto destaca a inclusão de temas como racismo e ancestralidade negra nos processos de formação e educação permanente dos profissionais do sistema estadual de saúde.

O projeto apresentado pelo deputado estadual Rubens Vieira (PT) ressalta que algumas condições como anemia falciforme, diabetes mellitus tipo II, hipertensão arterial e deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase de saúde têm maior prevalência entre esse pessoas negras e entende que o estado precisa expandir as políticas públicas que possam abranger e ampliar o acesso da população à saúde. 

A legislação ainda impõe ao estado a responsabilidade de incorporar políticas destinadas à promoção da equidade racial no tratamento de pessoas negras, além de fortalecimento da participação de lideranças de movimentos sociais negros nesses órgãos, bem como a criação de Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra. 

Segundo o Instituto brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o estado do Piauí tem a maior proporção de pessoas autodeclaradas negras no Brasil, com 9,3% de pessoas pretas e 64,3% pardas.

 
Patricia Santos

Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

fonte: https://almapreta.com.br/sessao/politica/piaui-adota-politica-de-saude-para-a-populacao-negra/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...