Quase lá: UNE elege Manuella Mirella como nova presidenta da entidade

O 58º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune) escolheu a estudante de engenharia ambiental, Manuella Mirella, como nova presidenta da entidade. 

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

 

 

Manuella Mirella é da UJS, ligada ao PCdoB, que comanda a UNE desde 1991 - UNE/Divulgação

 

O 58º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune) escolheu a estudante de engenharia ambiental, Manuella Mirella, como nova presidenta da entidade. O processo eleitoral ocorreu neste domingo (16), em Brasília (DF).

Atual diretora de comunicação da organização, Manuella é de Pernambuco e foi eleita com 74,3% votos, de um total de 6.180, e ficará no cargo até 2025. A militante representa a chapa intitulada “Coragem e unidade: nas ruas para reconstruir o Brasil”, que aglutina a União da Juventude Socialista (UJS), ligada ao PCdoB, e também outros movimentos.

Ao todo, sete chapas concorreram no processo, que ocorre a cada dois anos e elege uma nova diretoria sempre ao final do Conune. Tradicionalmente, os dirigentes são escolhidos através dos votos de delegados eleitos nas universidades. Militantes de diferentes partidos, correntes e movimentos populares compõem o evento.

A eleição de Manuella Mirella consagra, mais uma vez, a hegemonia histórica do PCdoB no comando da UNE. O partido lidera a entidade desde o ano de 1991, quando estourou no país o movimento “Fora, Collor”. A organização estudantil existe desde dezembro de 1938 e se consolidou, ao longo das décadas, como a instituição de representação dos estudantes e de sua agenda.  

 

Edição: Patrícia de Matos

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/07/16/une-elege-manuella-mirella-como-nova-presidenta-da-entidade

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Matérias Publicadas por Data

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

...