Primeira audiência pública da nova coordenação da bancada feminina reuniu deputadas com a presidente do STF, ministra Rosa Weber.

 

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF 24/05/2023 19h20

STF secretaria da mulher camara2023MAIO24

 

A recém-eleita coordenação da Secretaria da Mulher e representantes da bancada feminina da Câmara dos Deputados participaram nesta quarta-feira (24/05) de primeira audiência com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. Foram recebidas no Supremo as deputadas Benedita da Silva (PT-RJ), coordenadora da bancada feminina da Câmara; Iza Arruda (MDB-PE), 1ª coordenadora-adjunta; Maria Rosas (Republicanos-SP), 1ª procuradora-adjunta da Mulher; Delegada Ione (Avante-MG), 3ª procuradora-adjunta da Mulher; Daiana Santos (PCdoB-RS), coordenadora do eixo 1 de pesquisa do Observatório Nacional da Mulher na Política; Amanda Gentil (PP-MA), coordenadora do eixo 2 do Observatório; e as deputadas Flávia Morais (PDT-GO)Maria Arraes (Solidariedade-PE) e  Silvye Alves (União-GO).

A coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva, afirmou que foi uma reunião importante:  “Apresentamos demandas com as quais temos muita preocupação. A primeira delas é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 09/2023, que trata da anistia aos partidos políticos que não cumpriram as cotas mínimas de recursos para candidaturas de negros e mulheres nas eleições de 2022.  Também falamos sobre a necessidade de caminharmos juntas com ações e campanhas pela ocupação dos espaços da mulher seja no Poder Executivo, no Legislativo e Judiciário. Levamos à ministra nossa preocupação com as listas tríplices de mulheres, para estarmos mais representadas também no Judiciário”, pontuou.

A ministra Rosa Weber destacou o aumento da bancada feminina no Congresso e anunciou que, em agosto, o CNJ irá realizar evento para debater o assédio eleitoral, uma das vertentes da violência política que atinge candidatas e eleitas a cargos políticos. Segundo Benedita, a presidente do STF apoiou as pautas apresentadas pelas parlamentares e informou que vai agendar nova reunião para detalhamento de cada um dos pontos apresentados pela bancada feminina.

A deputada Maria Rosas, 1ª procuradora-adjunta da Mulher, complementou que a coordenação da Secretaria da Mulher continuará desenvolvendo ações conjuntas com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério Público e STF: “Foi um encontro importante com a ministra Rosa Weber. É bom saber que nossas pautas foram ouvidas”, afirmou.

Ascom - Secretaria da Mulher

fonte: https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/secretarias/secretaria-da-mulher/noticias/presidente-do-stf-ministra-rosa-weber-recebe-bancada-feminina-da-camara


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...