Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa e Inovação em Software (Lappis/FGA) atuou na adaptação de tecnologia às necessidades nacionais

 

Resultado de trabalho feito na UnB, plataforma Brasil Participativo abre portas para o fortalecimento da participação cidadã no Brasil. Imagem: Divulgação

Cada cidadã e cidadão pode ajudar a mudar o país para melhor com o envio de propostas de políticas públicas para o governo federal até o dia 10 de julho. Basta acessar a plataforma Brasil Participativo, que também permite votar propostas feitas por outros cidadãos, e indicar os programas de governo que considerar mais importantes para a sua região. A tecnologia utilizada para viabilizar essa participação popular tem o dedo da Universidade de Brasília.

Brasil Participativo é um software livre adaptado a partir da plataforma de participação eletrônica Decidim, lançada pela prefeitura de Barcelona em 2016. A Decidim possui espaços de participação, como iniciativas, assembleias e consultas, e permite diversos tipos de interação, como enquetes, submissão de propostas, votação, follow up de resultados, comentários, entre outros.

Desenvolvida pelo Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa e Inovação em Software (Lappis) da Faculdade UnB Gama (FGA), a Brasil Participativo é resultado de uma parceria com o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República. Por lá, qualquer pessoa pode fazer indicações de políticas públicas a serem registradas no Plano Plurianual (PPA) e executadas com prioridade nos próximos quatro anos.

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), a comunidade Decidim de software livre, as startups Nômade Tecnologias, de Belém, Pencil Labs, de Brasília, FeliciLab, do Ceará, e o Instituto Cidade Democrática, de São Paulo, também participaram do trabalho que resultou no lançamento neste mês de maio, momento em que acontecem encontros em todo o país para elaboração do Plano Plurianual Participativo 2024-2027.

Centenas de cidadãos de diferentes estados já começaram a enviar as suas contribuições e milhares de votos foram registrados. Segundo Carla Rocha, professora de Engenharia de Software da FGA que coordena o projeto, em apenas uma semana, a plataforma recebeu 60 mil visitas, 43 mil acessos e 53 mil votos.

“A plataforma é um instrumento tecnopolítico fundamental para garantir a participação social na política de forma sistêmica e digital”, define a docente. “Ela garante transparência, rastreabilidade e integridade das informações. Por ser software livre, as melhorias e evoluções da plataforma serão acessíveis para qualquer outra organização interessada. Isso também evita a dependência de um único fornecedor”, enumera, sobre os benefícios.

Segundo Carla Rocha, foram feitas poucas adaptações da Decidim nessa etapa. “Utilizamos algumas funcionalidades como submissão e votação de propostas, além de customização da visualização para adequar aos padrões gov.br e, assim, facilitar a experiência do usuário. Adicionamos também o login via .gov. Essas customizações tiveram como principal objetivo melhorar a experiência do cidadão ao interagir com a plataforma e garantir segurança”, detalha. “Agora firmamos um Termo de Execução Descentralizada [TED] de 18 meses para evoluir a Decidim para outros processos de participação digital”, antecipa.

A professora Carla Rocha vê potencial para que o trabalho iniciado no lançamento da Brasil Participativo se torne o maior case mundial de uso da plataforma e de processo de criação de ecossistemas de software livre. Foto: Arquivo pessoal

 

Isso significa que a Universidade de Brasília seguirá contribuindo para a plataforma Decidim global, ajudando a implementar novas funcionalidades para o contexto brasileiro, como melhoria da acessibilidade, interface por voz, usabilidade e colaboração com instituições públicas, privadas e do terceiro setor. A parceria também facilitará a adoção da Decidim por meio da oferta de treinamentos. "Vamos fazer uma documentação técnica extensa em português para facilitar a adoção", conta a professora.

Para cada nova campanha no âmbito da Brasil Participativo, a plataforma deve sofrer uma customização. Carla cita o mapeamento de iniciativas de combate à fome no Brasil. "Vamos criar um novo programa na plataforma para cadastrar as iniciativas relativas a esse tema."

É importante lembrar que a ferramenta é um meio para facilitar a participação de todos e todas e que essa adesão é bem-vinda porque representa uma chance de conectar diretamente o indivíduo a ser beneficiado por ações como viabilização de água potável, saneamento, combate ao racismo, alimentação saudável e construção de creches, por exemplo, aos tomadores de decisões em políticas públicas.

Acesse Brasil Participativo, dê sua contribuição e compartilhe! Imagem: Divulgação

Leia também:

>> UnB cria Grupo de Trabalho sobre Saúde Mental

>> Evento leva divulgação científica a bares da capital

>> Pesquisadores da UnB projetam equipamento para testar resistência de turbinas de avião

>> Universidade sobe duas posições no ranking CWUR

>> UnB participa da maior feira de agricultura familiar do Centro-Oeste

>> Faculdade UnB Planaltina comemora 17 anos

>> Quais são os anseios e necessidades das mães da UnB?

>> Pesquisa de mestrado mapeia aspectos socioculturais das tranças afro

>> Estudantes oferecem a artesãos curso gratuito de empreendedorismo em mídia social

>> Bolsas para atuar com esporte, arte e cultura têm inscrições abertas

>> Comunidade se envolve na retomada da prática de canoagem na UnB

>> Gestão ouve demandas da FAV em encontro com técnicos, professores e estudantes

>> Altaci Rubim assume coordenação no Ministério dos Povos Indígenas

>> TST doa mais de 600 equipamentos de informática para a UnB

>> CAD aprova criação de Administração de Compossuidores para prédios residenciais da UnB

>> Auxílio socioeconômico terá reajuste de 7,5%

>> UnB e startup francesa vacinam macacos contra toxoplasmose

>> Conselho Diretor da UnB é apresentado a dados sobre a BCE e sobre o Relatório de Gestão 2022

>> Escultura no campus Darcy Ribeiro homenageia o fundador da UnB

>> UnB e Universidade Católica de Brasília planejam formalização de parceria

>> Consuni especial pelos 61 anos da UnB é marcado por homenagens

>> Iniciativas lançam olhares sobre literatura de autoras negras

>> Lançamento da nova edição da Darcy traz debate sobre a fome no Brasil

 

fonte: https://noticias.unb.br/117-pesquisa/6549-unb-desenvolve-plataforma-que-ajuda-populacao-a-indicar-prioridades-para-o-governo-federal


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...