O NEIM (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher) está completando, em 2023, quarenta anos de atividades de militância política, pesquisa, ensino e extensão, entendemos que temos muito o que comemorar.

 

Um trajetória a se comemorar. Parabéns a todas as que construiram essa história de suesso e muita luta.

neim ufba40anos

 

Conheça um pouco dessa história em https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/42032

 

 

CHAMADA PARA DOSSIÊ : NEIM, 40 ANOS ARTICULANDO E VIVENDO TEORIA E PRÁXIS FEMINISTA

 

A proposta deste dossiê consiste em reunir produções oriundas de estudos, relatos de experiências e entrevistas de  pesquisadoras e demais pessoas interessadas em registrar as contribuições do NEIM - Núcleo de estudos interdisciplinares sobre a mulher, da Universidade Federal da Bahia, para os estudos de gênero, feminismos e de mulheres, em articulação com a militância acadêmica, nas ruas e em diversos espaços (incluindo os virtuais/nas mídias), ao longo dos seus 40 anos de existência.

O NEIM foi fundado em 1983, em um contexto de luta pelo fim da ditadura militar e redemocratização do país, mobilizando militantes feministas a construírem ações em pesquisa, ensino e extensão na Universidade Federal da Bahia que trouxesse a marca dos movimento sociais neste cenário, em diálogo com a sociedade. Ao longo destes anos, o Núcleo ganhou espaço na Universidade e para fora dela, articulando e vivendo teoria e práxis feminista. Destacamos a gestão dos cursos inéditos no país de pós-graduação a nível de mestrado e doutorado, em 2006, o PPGNEIM  - Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, e em 2009, a criação do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade. Foram muitos cursos, também de Especialização, extensão e capacitação ofertados pelo NEIM, em diversos territórios da Bahia, além da articulação com movimentos sociais como o próprio movimento de mulheres, e o de mulheres rurais. O NEIM também participou ativamente de ações políticas em prol dos direitos das mulheres, em conferências locais e nacionais, na discussão de projetos de lei (como a “lei anti baixaria”), de criação de secretarias na Bahia, e em diversos projetos de pesquisa internacionais. Estes foram alguns dos feitos do Núcleo e a proposta é que o dossiê reúna relatos desta bela trajetória do NEIM, para que possamos contribuir para a construção de novos caminhos em prol da mudança de uma cultura patriarcal, racista, classista, LGBT+fóbica, capacitista, etarista, e fundada em tantas outras violências que ameaçam os direitos humanos.

O dossiê será publicado na Revista FEMINISMOS, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia. Os textos poderão ter formato de Artigos, Ensaios e Resenhas, além de textos literários, relatos de experiências manifestos e outras formas textuais mais experimentais. A revista publica também ensaios fotográficos que poderão ser acompanhados de textos ou não. A revista aceita texto em língua portuguesa, espanhola e inglesa.

Formatação dos textos de acordo com as normas da Revista Feminismos

Para o dossiê temático, os textos devem apresentar de 15 a 25 laudas, até 50 mil caracteres.

Recomenda-se a utilização de processadores compatíveis com Windows, no formato de página padrão A4, margens das páginas 3x3x2x2 (respectivamente, margens superior/esquerda/inferior/direita) fonte Times New Roman 12, entrelinha 1,5;

Os textos devem seguir as nomas da NBR 14724 (2011) para configuração de apresentação, no que diz respeito inclusive à sua organização lógica. Ademais, o título deve estar centralizado, em fonte Times New Roman 12, em letras maiúsculas. Para garantir o anonimato durante o processo de avaliação, a autoria não deverá aparecer no corpo do artigo. A Revista Feminismos aplica a dupla avaliação cega entre pares, o que significa que o nome das/os autoras/es e sua filiação institucional não são reveladas às/aos avaliadoras/es e as/os nomes e filiação institucional das/dos avaliadoras/es não são reveladas às/aos autoras/es.

Todos os trabalhos devem vir acompanhados de resumo na língua em que for redigido, seguido de um resumo em língua estrangeira (inglês, espanhol e francês). Para os artigos escritos em uma língua estrangeira, eles devem apresentar um resumo na língua em que foi redigido, um resumo em português. O resumo deve apresentar, no máximo, 10 linhas, palavras-chave (máximo de 5), justificado, espaçamento simples e em fonte Times New Roman 11. Para maiores informações, sugere-se a consulta da NBR 6028, da ABNT, que versa sobre a constituição e elaboração de resumo.

Ao enviar os textos, o(a) autor(a) também deverá enviar um arquivo contendo as seguintes informações: título do artigo, nome completo da/o autora/or, filiação institucional, titulação máxima, uma breve descrição biográfica (máximo: 5 linhas), endereço postal, Telefone/Fax, e-mail. Fonte Times New Roman 12 (essas informações, no texto publicado na revista, normalmente vêm em nota de rodapé atrelada ao nome do autor).

Maiores informações sobre as normas de publicação em https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/about/submissions

Prazo:

 O envio do texto deve ser feito até o dia 20 de agosto de 2023 pelo sistema da Revista Feminismos. O prazo de publicação será até 20 de novembro de 2023.

Propositoras

Profa. Dra. Darlane Silva Vieira Andrade - Doutora em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo - PPGNEIM/UFBA, Professora no Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia, nos cursos de Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, e no Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo. Pesquisadora do grupo de pesquisa CNPq GADNEIM - Gênero, alteridades e desigualdades, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/UFBA. E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Profa. Dra. Maise Caroline Zucco - Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professora no Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia, nos cursos de Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, e no Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo. Pesquisadora do grupo de pesquisa CNPq GADNEIM - Gênero, alteridades e desigualdades, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/UFBA. E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Profa. Dra. Márcia  Macedo - Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia, Professora no Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia, no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, e no Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo. Pesquisadora do grupo de pesquisa CNPq GADNEIM - Gênero, alteridades e desigualdades, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/UFBA. E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

fonte: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/announcement/view/691


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...