Especialistas apontam que armamentismo aumenta o risco de morte de mulheres

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
 
Em 2022, 88 mulheres sofreram tentativa de feminicídio no DF - Foto: Juliana Duarte

 

Os números do feminicídio no Distrito Federal são altos e impactam sobretudo as mulheres negras, mas outro dado que chama atenção são os crimes tentados contra as mulheres. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Publica (SSP) de janeiro a dezembro de 2022 foram 64 casos de tentativas de feminicídio no DF – um aumento de 88% em relação a 2021. 

O relatório de monitoramento dos feminicídios tentados da SSP tem dados desde 2015 e o ano de 2022 foi o que registrou o maior número. Em 2021 foram 34 tentativas de feminicídios, contra 33 em 2020 e 34 em 2019.

Alguns dados chamam atenção como: 84% das vítimas são mulheres negras (pretas ou pardas), 48% dos crimes foram realizados por maridos ou companheiros, 47% dessas mulheres tem apenas Ensino fundamental, 41% tem de 18 a 29 anos e Ceilândia foi a região administrativa com o maior números de crimes, seguida por Samambaia e Taguatinga.

:: Como ratificar a Convenção 190 ajuda no combate à violência e ao assédio contra mulheres ::

Uma das questões que chama atenção na discussão sobre o feminicídio no DF é que a metade desses crimes são praticados por armas de fogo, como lembra a promotora de Justiça Cíntia Costa, coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos do Ministérios Público do DF e Territórios (MPDFT).

“O fato do agressor possuir uma arma de fogo é um dos mais preocupantes fatores de risco no que se refere à integridade das mulheres vítimas de violência doméstica. Não por acaso, a suspensão da posse ou restrição do porte de armas é a primeira medida protetiva prevista na Lei Maria da Penha em relação ao agressor” destacou a Cíntia.

:: Mulheres negras e periféricas são as principais vítimas de feminicídio no DF ::

A promotora de Justiça explica que a tentativa de um crime ocorre quando este não se consuma por motivos alheios à vontade do agente e por isso as tentativas de feminicídio são crimes gravíssimos e cabe ao autor a devida responsabilização para evitar futuros crimes.

 

“Um feminicídio pode ocorrer depois de um crime de ameaça", destacou Cíntia, acrescentando que “a escala da violência que culmina com o feminicídio”. O MPDFT possui 44 Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

:: Marcha das Mulheres em Brasília terminou com reivindicação de maior proteção às mulheres ::

No âmbito do Legislativo foram realizadas uma série de atividades como a audiência sobre a violência contra a mulher no ambiente doméstico e uma sessão no dia 21 de março em que foram apreciadas uma série de proposições voltadas ao publico feminino.

Entre as propostas que tiveram a tramitação concluída está o projeto de lei nº 2.776/22, que estabelece diretrizes para o enfrentamento da violência política contra a mulher no DF. "Temos leis muito boas, mas o desafio é fazer com que elas sejam cumpridas”, observou a deputada Dayse Amarílio (PSB).

:: 'As mulheres não podem calar porque o silêncio mata', diz promotora popular ::

Relatório provisório 2023

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2023 já foram registrados 10 casos de tentativas de feminicídio no Distrito Federal. Os dados são elaborados pela Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídios e Feminicídios da SSP/DF e divulgados no Painel do Feminicídio. 

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/03/30/distrito-federal-tem-aumento-de-88-nas-tentativas-de-feminicidios-em-2022


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...