Em memória de Cláudia Silva Ferreira, assassinada pela Polícia Militar do Rio de Janeiro em 16 de março de 2014, a Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo, o Mandato Coletivo Antirracista Monica Cunha e CRIOLA debaterão estratégias para o enfrentamento do racismo institucionalizado no sistema de justiça e reafirmarão o direito à justiça, memória e reparação para população negra.

 

CRIOLA

21dias racismo

Atividade presencial da campanha 21 Dias de Ativismo contra o Racismo acontece na Câmara dos Vereadores, dia 16/03, em memória do assassinato de Cláudia Ferreira, com realização de CRIOLA e da vereadora Mônica Cunha

Rio – Em memória de Cláudia Silva Ferreira, assassinada pela Polícia Militar do Rio de Janeiro em 16 de março de 2014, a Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo, o Mandato Coletivo Antirracista Monica Cunha e CRIOLA debaterão estratégias para o enfrentamento do racismo institucionalizado no sistema de justiça e reafirmarão o direito à justiça, memória e reparação para população negra.

O evento acontece presencialmente na Câmara Municipal do Rio de Janeiro a partir das 18h30 e terá participações de Monica Cunha (vereadora/PSOL), Luciene Lacerda (21 Dias de Ativismo contra o Racismo), Lucia Xavier (CRIOLA), Anazir Maria de Oliveira (Dona Zica, liderança das Trabalhadoras Domésticas), Danielle da Silva (Defensora Pública/RJ), Marinete Silva (mãe de Marielle Franco), Maria Sylvia Aparecida de Oliveira (Geledés – Instituto da Mulher Negra) e Janete Ribeiro (professora da FAETEC Adolpho Bloch). A atividade terá transmissão ao vivo nas redes sociais.

Na ocasião, CRIOLA apresenta a Agenda Antirracista para Transformação do Sistema de Justiça. O documento, construído por organizações de direitos humanos e de mulheres negras, traz soluções políticas e recomendações para construir uma outra narrativa sobre as reformas do sistema de justiça. As propostas visam deslocar os órgãos do sistema de justiça (Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública) de uma cultura institucional de legitimação da violência racial para um cultura de pleno respeito à dignidade e aos direitos da população afrodescendente.

Durante o evento, serão conhecidos ainda os compromissos do mandato da vereadora Mônica Cunha com ações políticas sobre o tema no âmbito municipal, tais como o Projeto de Lei Nº 1739/2023, voltado ao atendimento das vítimas da violência do Estado, ações no campo da Educação em Direito com foco no acesso à justiça e o direito à reparação. Ainda estão previstas homenagens à familiares de vítimas, com presença de Marinete Silva, mãe de Marielle Franco.

Sobre Cláudia Ferreira 

Cláudia foi baleada aos 38 anos durante operação da PM na zona Norte do Rio de Janeiro, no Morro da Congonha, quando caminhava para comprar alimentos para os quatro filhos. Em seguida teve seu corpo arrastado na rua por uma viatura policial. Nove anos depois, o caso segue sem julgamento.

Em sua 7ª edição, a Campanha dos 21 dias de Ativismo contra o Racismo reúne ativistas, militantes, entidades do movimento negro e ativistas antirracistas que têm, historicamente, lutado pela construção de outros modelos de sociedade e afirmação da democracia livre do racismo e de todas as formas de discriminação. A campanha remente ao Dia Internacional pela Eliminação do Racismo, pelas mortes de jovens negros no massacre de Sharpeville, na África do Sul, em 21 de março de 1960. Em 16 de março, a iniciativa homenageia Cláudia Ferreira e outras vítimas do Estado.

Saiba mais

“Enfrentamento ao racismo institucionalizado no sistema de justiça – Em memória de Cláudia Silva Ferreira”
Data: 16/03/2023, às 18h30
Local: Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Cinelândia, com entrada pela rua Alcino Guanabara
Atividade com transmissão ao vivo no Youtube de CRIOLA, dos //www.youtube.com/@21DiasAtivismoContraoRacismo" target="_blank" rel="noopener" style="-webkit-tap-highlight-color: rgba(255, 255, 255, 0); color: rgb(255, 82, 82); font-weight: 500;">21 Dias, bem como Facebook de Monica Cunha.


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...